quinta-feira, 08/07/2004

DE de Assis trabalha projetos com todas as suas unidades escolares

A Diretoria de Ensino de Assis trabalha projetos com todas as suas unidades escolares no final de semana, visando potencializar propostas mobilizadoras e convidando alunos e comunidade a realizarem ações […]

A Diretoria de Ensino de Assis trabalha projetos com todas as suas unidades escolares no final de semana, visando potencializar propostas mobilizadoras e convidando alunos e comunidade a realizarem ações de melhoria na escola e no bairro.

Muitos projetos já deram certo na região como Game Superação, Juproc, Panificação Artesanal, OAB Itinerante e Rádio Escola, entre outros.

O Game Superação, de autoria do Instituto Ayrton Senna, tem por objetivo preparar educadores e formar jovens, para que desenvolvam suas capacidades de viver, conviver, conhecer e produzir de modo solidário, autônomo e competente. Estes jovens devem se tornar protagonistas dentro e fora da escola, sendo assim, capazes de participar ativamente das soluções das questões que afetam suas vidas e de suas comunidades.

Por este motivo, as escolas da região de Assis se uniram em prol de toda sua comunidade e estão executando o Projeto Juproc (Jovens Unidos em Prol da Comunidade), que tem o objetivo é reabrir o horto Florestal de Palmital, que está praticamente desativado.

A idéia é que o Horto seja o ponto de lazer para toda a comunidade. Outro fator é fazer com que crianças e jovens aprendam com a natureza, conhecendo as plantas e os animais, desfrutando do ar puro e fresco e, ainda, aprendendo o que é fauna e a flora de perto.

A Diretoria de Ensino conseguiu vários parceiros, que defendem a causa. São eles: Prefeitura municipal, IBAMA, Casa da Agricultura, Promotor do Meio Ambiente, Interact e a comunidade em geral.

Outro projeto, Panificação Artesanal, visa propiciar às pessoas interessadas o aprimoramento ou confecção de quitutes para melhorar a alimentação da família.

O projeto acontece na EE Dr. Antonio de Benedictis e conta com 34 pessoas da comunidade, que participam destas oficinas, das 14 às 17 horas, aos sábados e domingos. O curso tem duração de três meses e a Prefeitura Municipal fornece parte da matéria prima.

O Projeto OAB – Itinerante presta assessoria jurídica à comunidade de 12 escolas da região. Aos sábados, nas escolas estaduais que desenvolvem atividades do Programa Escola da Família, advogados voluntários, devidamente inscritos na assistência judiciária, em regime de rodízio, prestam assessoria à comunidade.

Os casos que requerem propositura de ações, e cujos interessados não possuem condições de arcar com as despesas processuais e de advogados, são encaminhados para a OAB, que imediatamente nomeia um advogado para propor e acompanhar judicialmente a questão. Na primeira semana de projeto foram atendidas aproximadamente 50 pessoas.

O Projeto Rádio na Escola vem sendo desenvolvido na Escola José dos Santos Almeida por um grupo de alunos que resolveu aprimorar as instalações da Rádio JSA, uma vez que esta atividade se realizava de maneira precária, com som e alto-falantes no pátio da Escola. Atualmente, já possui um estúdio exclusivamente disponibilizado para este fim, trata-se de uma sala medindo 15m 2 ; com paredes revestidas para isolamento acústico; equipamentos (mesa de som de 8 canais, potência de 400W, microfone, computador e CD player). O som é distribuído pela escola por meio de 4 caixas de som.

Além de programas musicais, os alunos realizam entrevistas, debates, divulgam projetos da escola, acontecimentos da comunidade e torpedos nos intervalos.

A Rádio é transmitida ao vivo, no horário dos intervalos de cada período (manhã, tarde e noite), todos os dias da semana e, ainda, nos finais de semana, como parceira do “Programa Escola da Família” estendendo suas atividades à comunidade. Em conseqüência disso, a equipe da Rádio JSA tem recebido diversos convites para atuar em eventos fora da Escola, fortalecendo a aliança Escola-Família-Comunidade.

Thais Liberato