sexta-feira, 22/10/2004

DE de Itapetininga homenageia 20º aniversário da peça “O Milagre de Annie Sullivan”

A DE de Itapetininga homenageou o 20º aniversário da apresentação da peça “O Milagre de Annie Sullivan”, do autor norte-americano William Gibson, no último dia 15 de outubro. O evento […]

A DE de Itapetininga homenageou o 20º aniversário da apresentação da peça “O Milagre de Annie Sullivan”, do autor norte-americano William Gibson, no último dia 15 de outubro. O evento aconteceu na Câmara Municipal em comemoração ao Dia dos Professores.

A obra é baseada no emocionante relacionamento entre uma professora e uma aluna com deficiência auditiva. Apresentada numa igreja da cidade, a peça obteve grande sucesso de público. A peça ressaltou em pauta da mídia nacional, com matérias, entrevistas e reportagens publicadas pelos principais jornais, rádios e televisão da época.

O evento contou com a presença do Coral Municipal e a apresentação do documentário “O Milagre de Itapetininga”, que conta a história da peça. Foi homenageada in memorian a professora terapêutica Cecília Pimentel Nogueira, que criou a primeira classe de educação especial para deficientes auditivos em Itapetininga e na Região Sudoeste do Estado de São Paulo.

A Associação Cultural THÉS-PIS , os 16 alunos atores que participaram da peça “O Milagre de Annie Sullivan” há as 20 anos,e a ex-coordenadora pedagógica Margarida Marida Bloes da EE Coronel Fernando Prestes, que dirigiu a peça, também foram homenageados.

No dia 17, uma nova homenagem foi prestada, desta vez pela Igreja Nossa Senhora das Estrelas. Numa missa especialmente preparada para o evento, houve a remontagem das cenas “da água” e “da mesa”, dois dos momentos mais marcantes da peça. As atrizes foram as mesmas que se apresentaram há 20 anos: Márcia Maria de Almeida Paula, no papel de Anni Sullivan, e a aluna com necessidades especiais, Maria José Ruivo, interpretando Helen Keller.

O Município contou com o apoio da Diretoria de Ensino Regional de Itapetininga, do Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, da Câmara Municipal, do Departamento de Cultural da Prefeitura e varias entidades e empresas privadas.

Matérias publicadas por jornais, revistas, fotos, cartazes, materiais utilizados na apresentação e documentários relembraram os principais acontecimentos que envolveram a obra. A exposição estará montada no Shopping Center Itapetininga. Até o dia 24 de outubro. Os eventos são abertos ao público, com entrada gratuita.

Eduardo Santos