• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 22/06/2004
Últimas Notícias

DE de Itaquaquecetuba realiza programação especial na Semana de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas

Na Semana Nacional de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, que acontece até 25 de junho, as escolas de Itaquaquecetuba estarão desenvolvendo atividades direcionadas à prevenção. Elas estarão trabalhando temas […]

Na Semana Nacional de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, que acontece até 25 de junho, as escolas de Itaquaquecetuba estarão desenvolvendo atividades direcionadas à prevenção. Elas estarão trabalhando temas relacionados às drogas através de: seminários, discussões e debates em sala de aula, oficinas realizadas por alunos multiplicadores, exposições de trabalhos, apresentações de vídeos, utilização dos kits do projeto em dinâmicas entre professores e comunidade, confecção de panfletos e apresentações de peças teatrais, paródias e músicas sobre o tema.

Segundo o responsável pelos programas de prevenção da Diretoria de Ensino de Itaquaquecetuba, professor Luiz Vieira Pita Neto, nos programas de combate às drogas, os métodos que obtém melhores resultados, no que diz respeito à participação e integração dos alunos, são os que envolvem atividades como artes, informática, dança e outros. “A Diretoria de Ensino de Itaquaquecetuba está realizando um trabalho que envolve toda a temática da preservação, com uma institucionalização das escolas, envolvendo todos os alunos e professores, onde ambos realizam o mesmo trabalho com alunos” completou o professor.

Tanto os professores, quanto os alunos passam por um processo de capacitação, permitindo assim, a participação dos jovens nas orientações a outros jovens. Esses são chamados pela Diretoria de alunos multiplicadores, que orientados por professores desenvolvem atividades com os outros jovens da escola, utilizando a mesma linguagem. Essa característica implantada pela Diretoria serve para sustentar os programas e projetos de prevenção.

Outra inovação da DE dessa região é a parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, tornando possível abordar esses temas também com a comunidade.

 

Gabriela Ferraz