segunda-feira, 14/06/2004

DE de Jundiaí oferece curso de espanhol

A Diretoria de Ensino – Região de Jundiaí está oferecendo, até 18 de junho, a todos os alunos matriculados das 6ªs a 8ªs séries (Ensino Fundamental), das Escolas Estaduais de […]

A Diretoria de Ensino – Região de Jundiaí está oferecendo, até 18 de junho, a todos os alunos matriculados das 6ªs a 8ªs séries (Ensino Fundamental), das Escolas Estaduais de Jundiaí e Região, vagas para o curso de Espanhol, no Centro de Estudo de Línguas (CEL) da Escola Estadual Prof.ª Maria de Lourdes de França Silveira. Os cursos estão sendo distribuídos em cinco turmas, sendo três no período da manhã, uma no período da tarde e uma no noturno.

O CEL é um programa da Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo, que oferece aos alunos da Rede Estadual a possibilidade de acesso a uma segunda língua estrangeira, além do inglês; cujo objetivo é proporcionar aos alunos diferentes oportunidades de desenvolvimento de novas formas de expressão lingüística, enriquecimento curricular e acesso a outras culturas contemporâneas, além de ampliar as possibilidades de acesso ao mercado de trabalho.

Os cursos de línguas oferecidos pelo CEL são organizados em dois níveis, com uma carga total de 480 horas de aulas, de forma a garantir aos alunos a aprendizagem progressiva no idioma de sua opção. Cada nível tem a duração de 240 horas de aulas, distribuídos em três estágios semestrais de 80 horas, cujas atividades serão desenvolvidas em quatro horas semanais.

As inscrições são nas próprias escolas estaduais, onde os interessados freqüentam o Ensino Fundamental (de 6ªs a 8ªs séries), e o critério para seleção é o percentual de freqüência no curso regular.

Em julho, de 5 a 8, na Escola Estadual Maria de Lourdes de França Silveira, na Vila Santana, na Rua Pedro Nano, 175, em Jundiaí, será o período de matrícula para os alunos selecionados que fizeram suas inscrições. A matrícula será efetuada mediante a apresentação do original e cópia do documento de identidade, certidão de nascimento e uma foto 3×4 do aluno, o qual deve estar acompanhado de um responsável.

O Centro de Estudo de Línguas está atuando em Jundiaí, desde março de 2002 e atualmente há 577 alunos no curso de espanhol e 107 no curso de italiano.

De acordo com o Professor Onofre Martins, Dirigente Regional de Ensino, “os Cursos Intensivos em Língua Espanhola e Italiana visam ao aprimoramento dos estudos de nossos alunos; o que, sem dúvida, também será uma fonte rica de intercâmbio cultural; além de resgatar a auto-estima dos educandos”.