• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 16/09/2004
Últimas Notícias

DE Leste 1 promove Festival de Xadrez

Nesta sexta-feira, dia 17, a Diretoria de Ensino Leste 1 promove o primeiro Festival de Xadrez com a presença de 100 professores e 900 alunos da rede estadual. O evento […]

Nesta sexta-feira, dia 17, a Diretoria de Ensino Leste 1 promove o primeiro Festival de Xadrez com a presença de 100 professores e 900 alunos da rede estadual. O evento será realizado no SESC Itaquera, das 9 às 17 horas.

O projeto tem como principal objetivo desenvolver a atenção e a capacidade de concentração através de uma atividade lúdica que proporcione prazer aos alunos. Ele vem sendo desenvolvido desde 2002 pela Diretoria de Ensino e agora se consolidará através do festival.

O xadrez tem sido pesquisado por áreas de psicologia, pedagogia e até informática como um modelo para estudos. Ele tem uma base que se assemelha à matemática e por isso estimula significativamente o desenvolvimento de habilidades cognitivas e operações de intelecto.

Para o Dirigente de Ensino Paulo Roberto Pereira, o xadrez desperta o espírito reflexivo e crítico ampliando a capacidade de tomada de decisões do aluno. “Ele proporciona ao aluno uma pauta ética para a aquisição de valores morais que melhoram a sua auto estima”, comentou Paulo Roberto.

O Sesc Itaquera fica na Avenida Fernando Espírito Santo Alves de Matos, número 1000, Itaquera, São Paulo.

Paola Martins