• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 25/09/2019
Boas Práticas

De mão em mão, muro de escola em Piracicaba se transforma e vira mural de arte

Atividade aconteceu na última semana e juntou estudantes de vários anos

Duas mãos, com tinta preta, tocam o muro branco, de cinza do concreto, numa escola estadual de um bairro de periferia de Piracicaba. Outro jovem, com a mesma mão pintada, dá continuidade ao desenho, numa cena que se repetiu em três dias de setembro nos muros da Escola Estadual Doutor Prudente, no bairro Cidade Jardim.

O visual do muro faz parte de um projeto que quer aumentar o senso de pertencimento da comunidade escolar com o entorno da escola. Professores, moradores do bairro e os jovens pintaram o muro na semana do dia 18 de setembro, formando um grande mural que deve ficar pronto em outubro.

“Eu acho fantástico, é um projeto que vai marcar a história da escola. E o fato de trabalhar com arte me agrada muito”, relata Beatriz Ribeiro, de 14 anos. Ela foi uma das primeiras a formar o desenho, que teve a participação de diversos colegas, como Gabriel de Oliveira, de 14 anos: Achei bem legal, dá pra mostrar que a gente estudou aqui, que se dedicou para melhorar o muro e deixá-lo bonito, preservar a escola”, opina.

O sentimento também marcou a experiência de João de Mello, de 14 anos. “Achei o projeto bem legal, porque envolve os alunos pra fazer uma experiência nova. A gente deixa nossa marca também”, explica o jovem, que compôs o desenho no primeiro dos três dias de mural.

Antes de cada dia de pintura, as crianças e adolescentes participaram de uma oficina ministrada pelo ilustrador e caricaturista Camilo Riani. A técnica desenvolvida por ele se chama “Cartoongrafia” e consiste na junção de pequenos elementos para formar uma cena, com o objetivo de promover união e uma experiência imersiva. “É como se tivéssemos um pequeno grão, que seria a mão de cada aluno. E junto a esse grão, você tem o outro ao lado, que é a mão do amigo. Ao juntar esses detalhes, temos uma série de grãos”, explica o artista.