• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 15/12/2004
Últimas Notícias

De olho na água

Tirar os alunos da passividade frente aos problemas relacionados à água, levantar hipóteses e subsídios para resolver as questões do meio ambiente. Esses foram alguns dos objetivos da Escola Estadual […]

Tirar os alunos da passividade frente aos problemas relacionados à água, levantar hipóteses e subsídios para resolver as questões do meio ambiente. Esses foram alguns dos objetivos da Escola Estadual Padre Manoel de Nóbrega, da Diretoria de Ensino Centro, ao realizar o projeto interdisciplinar De olho na água, com 400 alunos do Ciclo II, durante o ano letivo.

O projeto foi coordenado pela professora de Ciência Stella Maris Custódio, que o desenvolveu usando o argumento a importância da água para a manutenção da vida, das mudanças que a natureza vem sofrendo com as modificações do tempo e da redução do consumo de água na escola. “O número de consumo na escola caiu, temos alunos que reduziram as contas de casa devido ao que aprenderam no projeto”.

Para potencializar a proposta pedagógica os alunos estudaram a água no decorrer da história e o corpo humano. Também pesquisaram os problemas que causam a poluição dos rios e como eles são tratados, o papel das hidrelétricas na preservação dos mananciais e os problemas ocasionados pela sua ocupação e a qualidade da água potável no mundo.

No último dia 10, cerca de 80 estudantes viajaram para o município de Salesópolis, onde fica a nascente do Rio Tietê. Eles conheceram a Usina Parque, a Barragem Ponte Nova, a Estação de Tratamento de Água e Esgoto, o Cinturão Verde, o Parque Ecológico do Tietê, a agricultura orgânica, o cultivo de begônias e as cachoeiras. Na viagem os jovens produziram um documentário sobre as condições do Rio Tietê. “O foco era mostrar aos alunos que existe uma parte limpa do rio e que deve ser preservada”, disse Stella Maris.

Eduardo Santos