• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 18/05/2016
Evesp

Debate sobre inclusão é tema de documentário que escolas estaduais irão receber

Escolas de São Paulo serão as primeiras a exibir o filme “Para Todos”

As escolas da rede estadual de São Paulo serão as primeiras a exibir o documentário “Para Todos”. O filme, produzido por Marcelo Mesquita, estreia no circuito comercial em junho e acompanha o cotidiano de quatro equipes de atletas paralímpicos em treinamentos e competições mundo a fora. A proposta é que, com a ajuda do material, professores e equipes gestoras debatam o tema nas unidades. Atualmente, estão matriculados nas escolas estaduais 67 mil estudantes com deficiência.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Ao longo do vídeo, estão reunidas entrevistas com atletas campeões como o nadador Daniel Dias (recordista mundial); Alan Fonteles (velocista das provas de 100m e 200m e responsável por desbancar o sul-africano Pistorius); Fernando Fernandes (tetracampeão mundial de paracanoagem); e Terezinha Guilhermina (corredora cega mais rápida do mundo).

Para receber o material, as unidades de ensino devem se inscrever até o dia 20 de maio no canal da intranet da Educação. Lá deverão fazer o pedido do kit. O filme é acompanhando de material complementar produzido em parceria com organizações sociais. A distribuição na rede estadual terá apoio da Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

São Paulo oferece curso de inglês à distância

Nos últimos anos, além de ampliar o número de matrícula de alunos com deficiência, a Educação mantém instrumentos para garantir o aprendizado desses estudantes. Entre as ações está o curso de inglês para deficientes auditivos e visuais oferecido pela Escola Virtual de Programas Educacionais (Evesp). Todos os módulos foram elaborados com recursos de acessibilidade, inclusive nos vídeos e fotos, com audiodescrição – para as pessoas cegas e com baixa visão – e legenda e janelas de Libras (Língua Brasileira de Sinais) – voltado aos surdos e com deficiência auditiva.

Para saber mais, acesse a intranet da Educação