quinta-feira, 30/10/2008

Deputados do futuro propõem: Fossas biodigestoras, incentivo a esportes e crédito para agricultores

Dez alunos de escolas estaduais paulistas vão a Brasília no início de novembro para viver semana como deputados federais Dez alunos do 3º ano do Ensino Médio de escolas estaduais […]

Dez alunos do 3º ano do Ensino Médio de escolas estaduais de São Paulo passarão uma semana, no início de novembro, como “deputados federais mirins”. Farão parte do Parlamento Jovem, programa que escolhe estudantes de todo o Brasil para formular simulações de projetos de lei. Entre os paulistas a preocupação se centrou em criação de fossas de biodigestoras em áreas rurais e urbanas sem saneamento, coleta seletiva de lixo em casas, indústrias, escolas e órgãos públicos, comitês escolares de incentivo ao esporte e linha de crédito bancário para agricultiores.

Os dez alunos da rede estadual (todos do interior do Estado) – junto com um aluno da rede privada paulista – se juntarão a outros 67 estudantes de todo o Brasil. De 10 a 14 de novembro participarão das atividades na Câmara dos Deputados e discutirão assuntos ligados ao processo democrático.

O número de representes por Estado é proporcional ao número de deputados federais que cada unidade da federação tem na Câmara dos Deputados. O Estado de São Paulo é o Estado que tem a maior representatividade no Parlamento Jovem. Os 11 deputados federais jovens paulistas foram selecionados entre 33 representantes do Estado.

A edição de 2008 do Parlamento Jovem será comemorativa aos 20 anos da Constituição Federal. Durante o “mandato” os estudantes terão a oportunidade de conhecer a rotina dos parlamentares, o desempenho das funções dos deputados e o funcionamento da Câmara. As despesas de locomoção e da permanência dos estudantes na Capital Federal serão de responsabilidade dos organizadores do evento.

Deputado Jovem Paulista – Representantes de escolas estaduais

Aluno