sexta-feira, 19/09/2014
Sociedade

Deputados jovens da rede estadual viajarão para Brasília neste final semana

Os estudantes vivenciarão por cinco dias a rotina parlamentar na Câmara dos Deputados

Neste domingo (21), onze estudantes, sendo sete da rede estadual, viajarão à Brasília para representar o Estado de São Paulo na etapa nacional do Parlamento Jovem Brasileiro 2014. Na Câmara dos Deputados, os alunos tomarão posse do título de deputados jovens e vão experimentar a rotina parlamentar.

Durante cinco dias, os estudantes participarão de debates e simularão votações de projetos autorais sobre saúde, meio-ambiente, segurança pública, economia e educação.

Gustavo Bomfim Crivelari que cursa a 2º série do Ensino Médio na E.E. Pedro Raphael da Rocha, em Santa Gertrudes, no interior paulista, é um dos representantes da rede estadual. Em seu projeto de lei, ele propõe a criação da Plataforma Multimídia da Educação Brasileira (Plame BR).

“A ideia de criar essa ferramenta nasceu com o objetivo de se apropriar da internet para dar suporte aos professores e alunos das escolas públicas de todo o Brasil. Os educadores publicarão atividades relacionados aos assuntos das aulas e os estudantes poderão responder de qualquer lugar que tenha acesso a rede”, explica Crivelari.

Entre os projetos vencedores, também estão incluídas as propostas de doação de próteses capilares a mulheres em processo de quimioterapia, criação de creches para idosos e divulgação de informações sobre direito do consumidor em veículos alternativos.

– Conheça aqui a lista com todos as propostas

Sobre o Parlamento Jovem

O programa Parlamento Jovem Brasileiro foi criado pela Câmara dos Deputados, em 2004, com a intenção de inserir estudantes de todo país na discussão de políticas públicas. Para concorrer a uma cadeira como parlamentar, os jovens a partir da segunda série do Ensino Médio se inscrevem com projetos autorais nos segmentos da saúde, meio-ambiente, segurança pública, economia e educação. São selecionados 78 pessoas com as ideias que tenham maior representativa social.