terça-feira, 18/06/2019
Cursos para professores

Desafio Inova Escola aceita inscrições de educadores de toda a rede

Iniciativa pretende divulgar trilhas de inovação que já acontecem na rede pública

Educadores e escolas de toda a rede pública do Estado de São Paulo estão convidadas a participar do Desafio Inova Escola, iniciativa que tem como objetivo promover e divulgar soluções inovadoras e resolução de desafios cotidianos na Educação por todo o Brasil.

As inscrições estão abertas até dia 19 de agosto e podem ser feitas clicando aqui

Para participar do programa, é preciso criar grupos de educadores, de 2 a 8 pessoas, que preencher um formulário com uma trilha informativa. A trilha informativa deve conter a reflexão de todos com um plano de inovação que responda a uma necessidade identificada em cada contexto escolar. A ideia aqui é que os educadores relatem boas práticas ou caminhos nos quais podem inovar e ajudar a construir uma educação melhor.

“Muito mais do que uma ação pontual, a inovação é um processo de mudança ou transformação que, preferencialmente, deve ter continuidade para fazer parte da cultura escolar”, pontua Cecília Mota, presidente do CONSED e uma das parcerias do programa, em conjunto com a Undime e a Fundação Vivo.

A necessidade identificada pode ser um desafio real vivenciado pelos próprios educadores e/ou pela comunidade escolar que ocorre nas dimensões do fazer educativo: tempos, espaços, práticas, currículo ou relações.

Além do objetivo de divulgação, o Desafio Inova Escola também pretende fomentar o diálogo constante entre educadores, como pontua Luiz Miguel, presidente da UNDIME-SP. “Um dos grandes desafios que temos é o processo da Educação Continuada. Temos que repensar, em conjunto com o MEC, a avaliação dos estudantes e também repensar juntos a formação inicial de professores”

O plano de inovação é submetido a uma comissão avaliadora, que reconhece os destaques regionais e nacionais com diferentes níveis de premiações, entre eles imersão em escolas inovadoras brasileiras, assessoria técnica e apoio financeiro de até R$10mil. As inscrições vão até 19 de agosto.