• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 17/11/2017
A Escola Que Queremos

Desafios Sustentáveis: votação online termina nesta segunda (20)

O resultado será divulgado em 24 de novembro; os vencedores ganharão notebooks como prêmios

A votação online do concurso “Desafios Sustentáveis – Biomas do Estado de São Paulo” termina nesta segunda-feira, dia 20. Concorrem as melhores ideias de aplicativos desenvolvidos por estudantes da rede para a conservação e preservação dos biomas paulistas. Mobilize sua torcida, assim tornará seu projeto mais conhecido e vitorioso. O concurso Desafios Sustentáveis é uma parceria entre a Educação, o Google e a Microsoft.

– Clique, conheça e vote no seu app favorito 

No geral, os apps se enquadram em três tipos: informativo, jogo e radar de queimadas. No informativo, os estudantes apresentaram detalhes sobre os biomas do estado de São de Paulo e maneiras de preservação. Em jogos, a ideia foi promover algumas dinâmicas conscientes, como “lugar de lixo é no lixo”. E, para queimadas, há opção para enviar alertas de queimada e focos de incêndio.

São 10 finalistas que representam escolas de Adamantina, Barretos, Catanduva, Jacareí, Miracatu, Mogi das Cruzes, capital, São João da Boa Vista e Taquaritinga. Veja relação de finalistas

Para a escolha dos apps finalistas, especialistas avaliaram a pertinência entre o aplicativo e o tema proposto, qualidade, criatividade e originalidade; implantação da ideia, especialmente quanto a experiência do usuário, facilidade de uso, design e funcionalidades; o impacto na comunidade escolar e o potencial de promoção de atuação conjunta entre sociedade e Estado.

Os alunos responsáveis pelos três aplicativos mais votados levarão para casa notebooks. Os vencedores serão conhecidos até 24 de novembro.

Sobre o concurso

Para chegar à fase final do concurso, os aplicativos precisavam ser baseados em cinco temas geradores, que são: biodiversidade, água, energia, consumo e resíduos. A proposta é que os estudantes pudessem criar o protótipo a partir de uma problemática de seu cotidiano ou do entorno da escola em que estão matriculados, com ajuda da comunidade escolar. O reconhecimento dos biomas faz parte do currículo oficial do Estado para as aulas de geografia a partir do Ensino Fundamental.