quarta-feira, 16/08/2017
Ensino Fundamental

#DesafiosMatemáticos: escolas inscritas têm até 31 de agosto para enviar seus projetos

Os desafios elaborados devem ser entregues à Equipe Curricular de Matemática – CGEB

Primeira fase do projeto “Desafios Matemáticos 2017” tem 974 escolas da rede estadual inscritas. Se a sua escola está nessa lista, não deixe de elaborar seus desafios e encaminhar à Diretoria de Ensino até o dia 31 de agosto. Após essa data, a DE deverá enviar os projetos a Equipe Curricular de Matemática – CGEB/CEFAF, por meio do preenchimento de uma planilha eletrônica. O link será informado por meio do Boletim CGEB, diretamente às DEs.

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O objetivo do “Desafios Matemáticos” é estimular o raciocínio lógico matemático, nos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, por meio de uma atividade motivadora inserida em um contexto significativo e que permita potenciar o desenvolvimento das habilidades cognitivas estruturantes, por intermédio da proposição e resolução de desafios matemáticos em situações colaborativas.

As escolas inscritas podem participar com todas ou com apenas algumas de suas classes de Anos Finais do Ensino Fundamental e de Ensino Médio. A Escola também deverá instituir uma Comissão Gestora da Escola, da qual participarão até dois Professores de Matemática e um Professor Coordenador Pedagógico. Além disso, uma Comissão de Avaliação deve ser criada, com a participação de Professores de todas as disciplinas, sendo vedada a participação do Professor de Matemática da turma classificada para a fase escola. É recomendado que essa comissão avaliadora seja constituída por, no mínimo, 3 professores de acordo com as turmas participantes no período.

A “fase escola”, que tem a data limite de 31 de agosto, impõe algumas regras a serem obedecidas. Caso existam mais de uma turma do mesmo ano/série, os Desafios classificados deverão ser apresentados no turno (manhã, tarde, noite), no qual a equipe frequenta, em seus respectivos anos/séries. A apresentação deverá ser realizada de acordo com a organização interna estabelecida pela unidade escolar e por meio da Comissão Responsável da Escola.

A Comissão de Avaliação da Escola, de acordo com os critérios de avaliação estabelecidos neste regulamento classificará apenas um Desafio Matemático entre as turmas de 6º e 7º Anos, um outro do 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental e mais outro de 1ª, 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio, para representar os respectivos segmentos (6º/7ºAnos), (8º/9ºAnos) e (Ensino Médio).

Fase Diretoria de Ensino

Nesta fase, o PCNP de Matemática receberá os desafios em arquivos (.PDF) via e-mail institucional do Núcleo Pedagógico. Caso não haja PCNP de Matemática na D.E., o responsável imediato será o Diretor do Núcleo Pedagógico.

Na Diretoria de Ensino deverá ser constituída uma Comissão de Avaliação composta por cinco PCNP, mediados pelo Diretor do Núcleo Pedagógico, que analisarão todos os arquivos encaminhados. A Comissão da DE deverá classificar dois Desafios Matemáticos (1 do EF e 1 do EM) de acordo com os critérios de avaliação estabelecidos nos Requisitos para Construção, apresentados no Anexo II, que representará a Diretoria Regional de Ensino na Fase Estadual.

A Comissão da Diretoria de Ensino deverá encaminhar à Comissão Gestora pelo Projeto na SEE-SP, até o dia 20 de outubro, os dois desafios selecionados (1 do Fundamental e 1 do Médio) para o seguinte e-mail: demat-seesp@hotmail.com.