• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 02/05/2012
Imprensa

Descubra a Orquestra leva mais de 2 mil alunos a concertos em apenas dois dias

Estudantes da rede pública estadual terão a oportunidade de assistir a concertos das Sinfônicas do Estado e da USP As apresentações fazem parte do programa Descubra a Orquestra, parceria entre […]

Estudantes da rede pública estadual terão a oportunidade de assistir a concertos das Sinfônicas do Estado e da USP

As apresentações fazem parte do programa Descubra a Orquestra, parceria entre a Fundação Osesp e a Secretaria da Educação

 

Amanhã e sexta-feira, dias 3 e 4 de maio, mais de 2.000 alunos de escolas da rede pública estadual de ensino passarão pela Sala São Paulo para assistir a concertos da Orquestra Sinfônica do Estado (Osesp) e da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (Osusp).  As apresentações fazem parte do programa Descubra a Orquestra, parceria entre a Fundação Osesp e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

As visitas, previamente agendadas, são voltadas a alunos de escolas cujos professores participaram do curso gratuito de formação musical oferecido pela Fundação Osesp. Amanhã, 720 alunos de escolas pertencentes às diretorias regionais de ensino Mauá, Osasco, Santo André, Suzano, Taboão da Serra, Jacareí, Bragança Paulista e Leste 1 e Sul 1, na capital, acompanharão um ensaio geral aberto com a Osesp. Na sexta-feira, outros 1.520 estudantes das diretorias de ensino Diadema, Santo André, Bragança Paulista, Sorocaba e Leste 1, Leste 5, Norte 2, Sul 3, Centro e Centro-Oeste, na cidade de São Paulo, assistirão a um concerto didático com a Osusp. O transporte e o lanche dos alunos são oferecidos pela Secretaria.

Stephany Eustaquio Pinheiro, 9 anos, aluna do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Doutor Felicio Laurito, localizada em Santo André, está ansiosa para ver o primeiro concerto de sua vida. “A minha expectativa é ver muitos músicos, diversos instrumentos musicais e ver gente alegre”, conta. “Quero ver os músicos tocarem piano, trompete, trombeta, tuba e vários outros instrumentos”, acrescenta sua colega, a estudante Alice Soares do Carmo.

O programa Descubra a Orquestra já levou 1.200 alunos da rede estadual a apresentações de música erudita, desde o mês passado. Aluna do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Profª Maria Paula Marcondes Domingues, localizada na Vila Albertina, zona norte de São Paulo, Giovanna Prado Conceição, 7 anos, viu o espetáculo no dia 27 de abril e diz ter ficado encantada. “O Noel estava chamando os bichos para subir na Arca e cada um tocava um instrumento diferente”, fala a estudante.

A professora de arte Dania Nascimento Vieira acompanhou seus 120 alunos ao concerto. “É a quarta vez que participo do curso para professores e pretendo participar mais vezes. Com o curso é possível ampliar o nosso conhecimento sobre linguagem musical e colocar em prática na sala de aula com os estudantes. Além disso, aprendemos a importância e a história do prédio da Sala São Paulo”, relata.

        

Sobre o Descubra a Orquestra

Desde 2001, o programa Descubra a Orquestra na Sala São Paulo oferece diversas ações educativo-musicais com o intuito de ampliar e fortalecer o desenvolvimento cultural e musical de alunos e professores das escolas participantes. São promovidos concertos didáticos e ensaios abertos, preparados especialmente para o público estudantil, de acordo com a faixa etária dos estudantes, além de atividades que envolvem aspectos musicais como apreciação, composição e execução, voltadas exclusivamente para escolas estaduais. A iniciativa oferece ainda curso gratuito para professores que tenham interesse em aprender a desenvolver atividades musicais em sala de aula. Somente no ano passado, mais de 600 professores e 66 mil alunos de 634 escolas da rede estadual de ensino participaram do programa.