• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 27/11/2017
A2img/ Marcelo Camargo
Ensino Médio

Descubra se você tem o perfil para seguir a área de Ciências Biológicas

A área é abrangente, mas para todos os cursos é necessário ser curioso e gostar dos estudos

Hey, aluno da 3ª série do Ensino Médio, o ano está acabando e você ainda não decidiu qual carreira profissional seguir? O melhor nesse momento é identificar quais as áreas de maior afinidade, fazer algumas pesquisas para conhecer melhor cada curso universitário e, também, descobrir os prós e contras de cada profissional em seu ramo de atuação.

– Clique aqui e saiba se você tem o perfil de Humanas

– Clique aqui e saiba se você tem o perfil de Exatas

Uma das áreas, a Biologia, por exemplo, é a ciência que se dedica a todas as formas de vida no planeta e como elas se relacionam entre si e o meio ambiente. O profissional que atua nesta área constitui um universo muito amplo com inúmeras perspectivas de contribuição, que vão desde a pesquisa com células-tronco ao trabalho ambiental.

Perfil

Por tratar-se de uma área complexa e abrangente, os estudantes das Ciências Biológicas precisam ser curiosos, além de gostar de descobrir coisas novas e desbravar territórios. Ser aficionado pelos estudos e pela leitura é uma obrigação para os estudantes da área.

Competências e habilidades

O ambiente de estudo e trabalho merecem atenção especial. Ao escolher um curso de biológicas, será necessário passar por algumas situações como, principalmente, o contato com a natureza, animais ou com corpo humano. Portanto, uma dose de “estômago forte” será necessária.

Cursos possíveis

Os estudantes da área de Ciências Biológicas podem se especializar em Biologia, Biomedicina, Ciências Ambientais, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Terapia Ocupacional e Zootecnia.