• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 05/05/2020
Últimas Notícias

Desenhista brasileiro da Marvel e DC ensina alunos como ilustrar super-heróis

Transmissão online também teve um bate-papo com o secretário de educação e com aluna premiada em concurso da rede

Nesta terça-feira (5), alunos e professores da rede estadual acompanharam, pelo Centro de Mídias de São Paulo, uma aula de como desenhar super-heróis com o desenhista brasileiro de HQs Geraldo Borges.

Geraldo possui mais de 20 anos de carreira e trabalha com as principais editoras de quadrinhos americanas como Marvel, DC, Dark Horse e Dynamite desenhando personagens como Super-Homem, Batman, Mulher-Maravilha, Homem-Aranha, Wolverine e Darth Vader.

Quadrinhos do desenhista Geraldo Borges

Antes de iniciar a aula, o secretário de educação Rossieli Soares conversou com o quadrinhista e também com a aluna Emily Mayumi Okuno do Amaral, da escola estadual José Pires Alvim. A estudante foi vencedora, juntamente com seus colegas Erick, Isabela, Luis, e Saulo, do concurso Escola em Quadrinhos, promovido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) em parceria com o Instituto Maurício de Sousa.

Ilustração da aluna Emily Mayumi Okuno

Emily se destacou pelas ilustrações e recebeu elogios do profissional. “Se eu desenhasse igual a ela com 14 anos eu com certeza teria começado muito mais cedo a trabalhar com desenho” afirmou Geraldo sobre o talento da estudante do 9º ano.

Sobre a sua carreira como desenhista Geraldo contou que sempre gostou de ler quadrinhos e de desenhar, mas via isso como um sonho distante. Ele se formou em engenharia civil, já que na época da faculdade não havia cursos voltados para as artes em sua cidade, Fortaleza. Anos depois teve o apoio da esposa e filhas para se reinventar e mudar a carreira.

O artista ainda relatou duas experiências marcantes em sua vida profissional. Uma quando desenhou a Mulher Maravilha pela primeira vez e inseriu suas filhas como as personagens sendo resgatadas pela heroína. E a mais recente foi o desafio de desenhar o Darth Vader. Por se tratar de um personagem com muitos fãs, ele contou que teve que estudar muito os detalhes do vilão de Star Wars para poder reproduzi-lo com fidelidade.

Partindo para aula, Geraldo ensinou técnicas para desenhar super-heróis, através de um passo a passo do Homem-Aranha. Confira algumas dicas:

  • Dinamismo e energia: Tenha em mente que super-heróis se comportam diferentes de pessoas comuns e suas expressões são sempre mais exageradas. Para isso utilize curvas para construir a base do seu desenho.
  • Formas básicas: Na estrutura do seu desenho utilize formas geométricas como círculo para ombros, cilindros para braços e pernas e triângulos para pés e mãos
  • Detalhes pessoais do personagem: Super-heróis diferentes possuem características diferentes. Estude e busque detalhes do personagem que deseja reproduzir. O Homem-Aranha, por exemplo, possui uma forma física mais magra e têm diversos detalhes em seu uniforme.
  • Autoria: Não esqueça de assinar seu trabalho e se quiser coloque a data para que no futuro você possa ver como suas habilidades evoluíram.

Para finalizar, Geraldo e Emily responderam perguntas e deram dicas para os alunos. Ambos destacaram que desenhar é um processo que exige dedicação e paciência. “É importante você tentar até a hora que você considerar que aquilo é o seu melhor”, encorajou Emily.

“Uma única página de quadrinhos, em média, leva em torno de oito a dez horas de trabalho” disse Geraldo sobre a rotina de seu trabalho. O dia a dia do artista ainda é dividido com seus trabalhos de professor em escola de desenho e quadrinhos, Quadriños, localizada em Santiago no Chile, onde ele vive, e também com sua agência ArtistGO, que representa vários desenhistas da América Latina para os EUA.