• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 09/11/2011
Últimas Notícias

Desenho de aluno da rede estadual é premiado pela Unesco

Maycon Douglas Silva Soares de Araújo, estudante da 2ª série do Ensino Médio na Escola Estadual Professor Valério Strang, em Mogi Mirim, retratou a ganhadora do Nobel Marie Curie e […]

Maycon Douglas Silva Soares de Araújo, estudante da 2ª série do Ensino Médio na Escola Estadual Professor Valério Strang, em Mogi Mirim, retratou a ganhadora do Nobel Marie Curie e participa da premiação amanhã em Brasília

Um retrato de Marie Curie, a primeira mulher a ganhar o Nobel, rendeu um prêmio a um aluno da Escola Estadual Professor Valério Strang, localizada em Mogi Mirim. O estudante da 2ª série do Ensino Médio Maycon Douglas Silva Soares de Araújo foi selecionado no Concurso de Trabalhos Escritos e Desenhos do Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento de 2011, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O jovem de 16 anos participa da cerimônia de premiação amanhã (10/11), em Brasília.

Na programação que se estende até sexta-feira, com palestras e passeios culturais, Maycon terá a companhia da professora-orientadora Ângela Cristina Schempp Pires. Foi a docente de química que, ao lembrar do talento do aluno para o desenho, avisou-o sobre o concurso da Unesco, uma semana antes do fim do prazo de inscrições.

O concurso marca o Ano Internacional da Química e o centenário do Prêmio Nobel à Marie Curie, primeira mulher a receber a premiação e uma das poucas pessoas a ser agraciada pela distinção pela segunda vez. Foi a cientista polonesa que inspirou Maycon a fazer o trabalho em grafite sobre papel intitulado “Há mulheres que desistem e outras que persistem?”, que acabou entre os 10 selecionados em meio aos 440 inscritos de escolas públicas e particulares de todo o país.

Desde a infância, o adolescente gosta de desenhar, mas só há um ano começou a estudar a técnica. Deste aprendizado, surgiram os retratos. “A minha mãe e as professoras já reconheciam meu talento desde cedo e me estimulavam. Mas sempre desenhei só para mim. Nunca fiz disso meu trabalho, nem ganhei dinheiro desenhando”, conta o estudante, feliz pela possibilidade de viajar de avião pela primeira vez e conhecer a capital federal por mérito de sua obra.

Na Escola Estadual Professor Valério Strang, onde ingressou no Ciclo II do Ensino Fundamental e permanece até hoje, os alunos comemoram o feito do colega. “Eu não sairia da minha escola por nada. Todos sabem que eu gosto de desenhar e estão felizes por mim. Fizeram até um banner em minha homenagem. É muito bom ser reconhecido”, diz Maycon, que ainda não sabe que faculdade cursará, mas tem certeza que estará relacionada ao seu talento para o desenho.

“Ele é um ótimo aluno. Muito dedicado, faz tudo o que pode e que está ao alcance para melhorar sempre. Tenho muito orgulho dele”, conta a mãe, Márcia da Silva.

O concurso

O Concurso de Trabalhos Escritos e Desenhos é promovido pela Unesco em parceria com instituições das áreas de educação e ciência. Essa é uma atividade realizada em comemoração a duas datas estabelecidas pelas Nações Unidas, o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento (10 de novembro) e o Ano Internacional da Química (2011), além de aludir ao centenário do segundo Prêmio Nobel de Química de Marie Curie conquistado em 1911. As descobertas da cientista na área da radioatividade são seu principal legado.

Os desenhos participantes foram avaliados segundo os seguintes critérios: originalidade, criatividade, impacto visual, coerência com o tema, qualidade e apresentação. A lista com os 10 trabalhos selecionados está no site http://eventos.unesco.org.br/diadaciencia.