segunda-feira, 16/11/2020
Pais e Alunos

Desenvolvimento Regional promove curso de empreendedorismo jovem

Programa “Gerdau Transforma – Você Empreendedor” está oferecendo 600 vagas para jovens de 18 a 29 anos

A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) firmou parceria com a Agência Besouro de Fomento Social, desenvolvida a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que buscam erradicar a pobreza e alcançar a prosperidade até 2030.

A cooperação irá promover o curso “Gerdau Transforma – Você Empreendedor”, para jovens de 18 a 29 anos dos municípios de Araçariguama, Cotia, Guarulhos e São Caetano do Sul. As inscrições vão até o dia 22 de novembro.

No Brasil um dos principais desafios é a alta taxa de desemprego e o programa “Gerdau Transforma – Você Empreendedor” oferece 600 vagas, em uma única turma, a fim de capacitar jovens – principalmente em vulnerabilidade social -, a desenvolverem ferramentas para gestão administrativa e abertura de negócios, além de aumentar a capacidade e competitividade do participante dentro do mercado de trabalho.

“É imprescindível que a Subsecretaria da Juventude estabeleça parcerias para compreender as necessidades dos jovens nos mais diversos contextos, impactando positivamente em seu ingresso no mercado competitivo” afirmou Secretário Vinholi.

A seleção dos alunos será baseada nas informações fornecidas pelos mesmos no ato da inscrição. Os 600 primeiros inscritos que expuserem ideias de negócios ou declararem que possuem um empreendimento em fase inicial serão selecionados para as vagas.

As aulas serão ao vivo entre os dias 23 e 27 de novembro, com a possibilidade de os alunos tirarem dúvidas em tempo real com seus professores. O conteúdo ainda permanecerá gravado na plataforma do curso durante sete dias a contar do último dia de aula.

“O “Gerdau Transforma – Você Empreendedor”, em parceria a agencia Besouro, auxilia a juventude a tornar realidade o sonho de ter o próprio negócio. Sem ônus ao Estado, o Programa ainda vai oferecer apoio aos alunos após o curso, garantindo a eficácia da parceria”, comenta o Subsecretário da Juventude, Luiz Oliveira.

São 11 módulos para a orientação dos alunos em seus projetos de empreendedorismo, visando tirar um negócio do papel e transforma-lo em realidade. A plataforma do projeto irá disponibilizar aos participantes uma apostila digital com cards, matriz e instruções para realização do curso, vídeos para auxiliar na compreensão dos assuntos da apostila, além das aulas em tempo real.

Além disso, após o período das atividades, os aprendizes receberão uma consultoria remota (incubação) durante 90 dias para acompanhamento e desenvolvimento de seus projetos.

A incubação acontece a partir do dia 7 de dezembro. Ela traz a finalidade de sanar as dúvidas e dificuldades que podem aparecer durante a execução de seus projetos. O profissional do acompanhamento fará um auxílio humanizado a fim de motivar e incentivar a continuidade das ações, intervindo tecnicamente quando necessário.

O programa utiliza o método “by necessity” que se vale das competências, características e cultura dos próprios alunos, unindo acompanhamento prático e capacitação profissional com estudos de finanças, marketing, psicologia, “empoderamento”, recursos humanos, vendas, planejamento, pesquisa, criatividade e inovação, valorizando o protagonismo de jovens empreendedores.

Para mais informações acesse: https://www.gerdautransforma.com.br/

Inscreva-se em: https://form.jotform.com/Besouro_design/gerdautransformat5