• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 08/09/2006
Últimas Notícias

Desfile de 7 de setembro, no Anhembi, é aberto por fanfarras de escolas estaduais

Mais de 7 mil pessoas, entre civis e militares, desfilaram no 184º ano da independência O desfile cívico e militar em comemoração à Independência do Brasil foi realizado pelo oitavo […]

Mais de 7 mil pessoas, entre civis e militares, desfilaram no 184º ano da independência

O desfile cívico e militar em comemoração à Independência do Brasil foi realizado pelo oitavo ano consecutivo nesta quinta-feira, dia 7, no Pólo Cultural e Esportivo Grande Otelo (Sambódromo). Como acontece desde 1995, o evento contou com a participação de grupos de fanfarras da rede estadual de ensino.

Ao contrário dos anos anteriores, quando encerravam as comemorações, pela primeira vez os alunos das redes municipal e estadual de ensino abriram os desfiles oficiais. Antecedida pela revista às tropas realizada pelo governador Cláudio Lembo, acompanhado de autoridades, o secretariado e pelo alto comando das Forças Armadas, a solenidade teve início às 9h.

Participaram do evento pelo segundo ano consecutivo, as fanfarras das Escolas Estaduais Manuela Lacerda Vergueiro, Visconde de Itaúna, Ennio Voss, Alberto Salotti, Ademar Hiroshi Suda e Mario Arminante, todas localizadas na Capital. Cerca de 610 alunos executaram marchas de domínio público.

As fanfarras

Tradicionais nas escolas públicas, as bandas e fanfarras ganharam um significativo incentivo da Secretaria de Estado da Educação, quando em 2001 foi criado o I Festival de Bandas e Fanfarras , em Limeira, no interior do Estado, proporcionando conhecimento musical aos jovens.

Hoje  a rede estadual de ensino possui quase 2 mil bandas e fanfarras. Além de retomar as atividades musicais nas escolas, a prática também estimula a competição entre grupos participantes, a confraternização e a integração  entre os estudantes da rede pública estadual.