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quarta-feira, 15/03/2006
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Dessa vez serão reunidos por três dias coordenadores pedagógicos e assistentes técnico pedagógicos que atuam nas Escolas de Tempo Integral

Dessa vez serão reunidos por três dias coordenadores pedagógicos e assistentes técnico pedagógicos que atuam nas Escolas de Tempo Integral Coordenadores pedagógicos de 514 escolas da rede estadual e 90 […]

Dessa vez serão reunidos por três dias coordenadores pedagógicos e assistentes técnico pedagógicos que atuam nas Escolas de Tempo Integral

Coordenadores pedagógicos de 514 escolas da rede estadual e 90 assistentes técnico pedagógicos (ATPs) das diretorias de ensino vão passar três dias em Águas de Lindóia, entre 15 e 17 de março, para conhecer de perto o funcionamento da Escola de Tempo Integral. Dessa vez, o perfil da capacitação deixa de lado o aspecto administrativo para se aprofundar na questão pedagógica.

“Agora nosso objetivo é solidificar a concepção de currículo, e trabalhar as oficinas curriculares vivenciando-as na prática com os ATPs e coordenadores pedagógicos. A idéia é fazer com que eles transmitam essa experiência para os professores das unidades com Escolas de Tempo Integral”, explica a coordenadora da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (Cenp), Sonia Maria Silva. “Durante os três dias de encontro eles vão se revezar nas oficinas, levantando suas dúvidas e tendo conhecimento de como poderão avaliar os alunos nas novas práticas educacionais”, completa Sonia.

Mais uma vez, os responsáveis pela Coordenadoria de Ensino do Interior (CEI), Élcio Selmi, e da Região Metropolitana da Grande São Paulo (COGSP), Edna Matos, vão estar presentes na capacitação.

Programação

Logo na abertura, os participantes serão recebidos pela coordenadora da Cenp, que irá falar sobre o papel dos coordenadores pedagógicos e ATPs na Escola de Tempo Integral. A programação inclui ainda oficinas de teatro, música e práticas de educação física. Em seguida será a vez de o público assistir a palestra “Concepção da Escola de Tempo Integral “, de Antonio Carlos Gomes da Costa, que participou da reestruturação da Escola Estadual Rodrigues Alves, uma das mais tradicionais da Capital, na Avenida Paulista.

Na seqüência, representantes do Instituto Ayrton Senna explicam detalhes do Projeto SuperAção Jovem, que já é realidade dentro do Programa Escola da Família.

O que é o SuperAção Jovem

O SuperAção Jovem, desenvolvido pelo Instituto Ayrton Senna em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, reúne e orienta alunos de 14 a 18 anos, para que se organizem em grupos, escolham um problema na escola ou na comunidade, e criem estratégias para resolvê-lo, executando uma ação real. O SuperAção faz parte do Programa Escola da Família. O Instituto Ayrton Senna também desenvolve este projeto no Distrito Federal, Pará, Mato Grosso do Sul, Ceará, na Bahia e em Santa Catarina.

Explicando o Tempo Integral nas Escolas

Pela manhã, matérias de todas as disciplinas do currículo, inclusive Educação Física e Educação Artística. À tarde, oficinas culturais com atividades artístico-culturais (dança, música, teatro e artes plásticas), atividades esportivas (várias modalidades, além de atletismo, ginástica, xadrez e jogos cooperativos), orientação à pesquisa e aos estudos, resolução de problemas matemáticos, hora da leitura, informática, práticas em salas ambiente de ciências físicas e biológicas, práticas de educação ambiental e qualidade de vida, que incluem Lien ch’i e meditação.

O que é o Lien Ch’i

O Lien Ch’i é uma prática terapêutica corporal que trabalha com meditação e respiração. São reproduzidos alguns movimentos de animais, como a cegonha, o dragão e a tartaruga. Dois pontos são fundamentais: energia e respiração, ingredientes decisivos neste tipo de prática corporal terapêutica. Os chineses acreditam que, ao imitar os bichos os praticantes incorporam suas características e conseguem liberar a energia vital que deve circular livremente pelo organismo, para que as funções físicas e mentais permaneçam em equilíbrio.

Ainda na Escola de Tempo Integral

A rotina diária incluirá, ainda, língua estrangeira moderna e filosofia (para trabalhar ética com crianças e a arte de conviver bem, estimulando o respeito e valores morais), além de atividades para desenvolver uma cultura de empreendedorismo e estímulo ao protagonismo juvenil.