• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 03/03/2020
Destaque

Dia Internacional da Mulher nas Fábricas de Cultura de São Paulo

Programação tem várias atividades para relembrar, celebrar e afirmar a importância da luta feminina no dia

No próximo domingo (08) é celebrado o Dia Internacional da Mulher, uma data de reflexão e reafirmação da importância feminina. A data será cercada de vários eventos por todo o estado, com destaque para a programação que acontece nas unidades da Fábrica de Cultura.

Em Diadema, no ABC Paulista, a Fábrica de Cultura Diadema terá um bate-papo e contação de histórias chamada de “O testemunho de uma vida ativa do feminino”, no dia 5/03 e das 19h30 às 21h, com a contadora de história Mwana N’gola. A atividade mostrará o papel das mulheres na história da libertação do continente africano, com destaque para duas personalidades: NzingaMbande (Angola), rainha Nzinga que lutou contra o comércio de negros escravizados feito por Portugal, e Nana YaAsantewaa (Gana), rainha que resistiu ao colonialismo britânico.

Pela zona norte, na Fábrica de Cultura Brasilândia, a equipe da UBS Jardim Vista Alegre realiza bate-papo sobre a anatomia e saúde genital da mulher no dia 10/03, das 10h às 11h30. Será uma boa oportunidade para as pessoas presentes tirarem dúvidas sobre o próprio corpo, afinal informação é poder e torna experiências mais seguras, sem deixar de lado a qualidade de vida e autoestima.

Já quem estiver pela zona sul, pode aproveitar a BiblioDoc da biblioteca da Fábrica de Cultura Jardim São Luís exibe o documentário “Mulheres Periféricas- Apoiadas por mais de 500 mil manas”, feito pelo coletivo Fala Guerreira!. No dia 13/03, às 14h30, o público poderá se aproximar das falas e vivências de mulheres de várias gerações que vivem nas bordas de São Paulo, e como resistem em territórios de conflitos, de ausências, de projeções e de sonhos.

Todas as escolas estaduais estão convidadas a promover atividades sobre a data, inclusive levando os jovens até os equipamentos culturais. A programação é toda gratuita.