sexta-feira, 17/05/2019
Avisos de Pautas

Educação continua a promover diálogo com a rede em encontro sobre o Ensino Médio na EFAPE

Estudantes, professores e integrantes da Secretaria participaram do evento

A Secretaria da Educação segue promovendo encontros e seminários para discutir e ouvir a rede pública de São Paulo. Nesta quinta-feira (16), a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo (EFAPE) recebeu um encontro com estudantes, professores e integrantes da Coordenadoria de Educação Básica (COPED) para debater diversas propostas.

Na primeira parte do encontro, estudantes da rede pública e representantes de Grêmios Estudantis dialogaram sobre algumas propostas do Inova Educação, nova política educacional do estado, e também as propostas de mudança do Ensino Médio.

“É muito comum no Brasil que o estudante saia do Ensino Médio, não vá direto para a faculdade e depois muda de ideia. É por isso que, a partir do ano que vem, teremos um tempo por semana para que o estudante discuta, junto aos professores, o que ele queira fazer depois da escola, quais os planos e metas que o estudante tem para seu futuro”, pontua Caetano Siqueira, coordenador da COPED.

A discussão foi centrada em explicar os objetivos das alterações de grades e tempos escolares. Atualmente são 3.000 horas de aulas por ano, com disciplinas pré-estabelecidas. A ideia é alterar a grade com novas disciplinas, a exemplo da PEI (Programa de Ensino Integral), que tem disciplinas como Formação e Projeto de Vida. Além de tornar a grade mais atual, a ideia é também mesclar as disciplinas de forma a oferecer aos alunos novos pontos de vista sobre um mesmo tema.

Na segunda parte da dinâmica, professores e diretores da rede pública de São Paulo dialogaram com os integrantes da COPED sobre o impacto dessas propostas na formação de educadores e professores. A discussão foi centrada no papel do professor na vida do estudante e como os educadores devem se preparar para os desafios que a tecnologia e as mudanças na sociedade trazem para a sala de aula.

“Estamos conversando sobre quais os desafios, como mediamos conflitos e quem são os jovens fora da escola. O que eles querem para a vida e como a escola pode ajudar nisso”, pontua Bruna Waitman, Gestora de Educação Integral na COPED. O encontro contou também com a presença de Cristina Mabellini, coordenadora da EFAPE.

Questionário online pode ser preenchido com propostas e boas práticas

Além de ações presenciais de diálogo e escuta das experiências de quem faz educação no dia-a-dia, a Secretaria da Educação disponibiliza um questionário online para ouvir as ideias e opiniões de todos. Professores, estudantes, diretores e coordenadores podem preencher a pesquisa com suas impressões.

Também são bem-vindas propostas pedagógicas, eletivas, projetos interdisciplinares e com a comunidade que já acontecem nas escolas.

• Acesse aqui a pesquisa dos profissionais das DEs
• Acesse aqui a pesquisa dos professores, PC e diretores
• Acesse aqui a pesquisa dos alunos