• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 01/06/2020
Últimas Notícias

Educação dá início a semana de planejamento do 2⁰ bimestre

Nos próximos dias equipes escolares irão alinhar estratégias para nova etapa; alunos poderão acompanhar reprise das aulas

Nesta segunda-feira (1º) a rede estadual de ensino paulista deu início a mais uma fase de planejamento do ensino a distância. Durante esta semana as equipes escolares vão poder participar de formações e discussões e alinhar estratégias, ainda considerando a situação de isolamento social com as aulas virtuais. O planejamento acontece pelo canal destinado a formação de professores no aplicativo do Centro de Mídias de SP (CMSP).

Na abertura, o secretário de educação Rossieli Soares destacou a importância de ouvir as experiências vividas pelos educadores durante a pandemia. “Completamos 30 dias de atividades pelo Centro de Mídias nessa semana que passou e isso certamente traz um aprendizado. Acreditamos que a maior parte das coisas deram certo.”

Um apontamento feito pelos professores e que deve ser acatado pela Secretaria de Educação é a redução de alguns processos, como o preenchimento de planilhas de programas específicos. “Neste momento não faz sentido. Nós fizemos um planejamento no início do ano para uma situação. Com a pandemia, a situação é absolutamente distinta,” afirmou o secretário.

No chat interativo do CMSP os professores concordaram, “Diminuir a burocracia neste momento é muito importante!” Nesta manhã foram mais de 130 mil conexões simultâneas.

Na segunda parte da programação da manhã Leandro Karnal, historiador, professor e escritor, compartilhou com seus colegas docentes reflexões e suas experiencias pessoais durante o isolamento social.

O historiador afirmou que o indivíduo pode ter seus medos, mas quando assume o papel de educador, diante de seus alunos, é necessário ser referência e manter a serenidade “Quando tudo está desnorteado, autoridades como vocês, professora e professor, devem demonstrar equilíbrio e inclusive otimismo,” incentivou.

Durante esta semana os estudantes poderão acompanhar reprises das aulas pelo aplicativo do CMSP, e nas TVs Educação e Univesp. As aulas virtuais inéditas serão retomadas no dia 8 de junho.