sábado, 09/02/2019
Governo do Estado de São Paulo
Creche Escola

Estado de SP entrega creches na região de São José do Rio Preto

Ao todo, foram investidos R$ 3 milhões na construção dos prédios para atender alunos das cidades de Aspásia e Meridiano

O secretário da Educação do Estado, Rossieli Soares, entregou neste sábado (9) duas unidades do Programa Creche Escola na região administrativa de São José do Rio Preto. Os projetos, nos municípios de Aspásia e Meridiano, foram realizados em razão do investimento de R$ 3 milhões do Governo Paulista, em parceria com as prefeituras locais.

“A escola é aqui que fala do nosso futuro e do que queremos de melhor. A educação é que transformará a nossa sociedade”, enfatizou o secretário Rossieli Soares, durante discurso na inauguração do edifício em Meridiano.

Vale destacar que a Creche Escola Rosângela Aparecida Veiga Gonçalves, em Aspásia, tem capacidade para atender 130 crianças de zero a cinco anos. Já a Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEIF) Aneice Garcia, de Meridiano, poderá atender até 70 alunos da mesma faixa etária.

Os dois prédios contam com salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. As unidades também respeitam todas as normas de acessibilidade e segurança.

Expectativa

A família do contador Thiago de Jesus Francisco, de 38 anos, esteve presente na inauguração da creche em Aspásia, onde estudará o Davi, de 5 anos, um dos três filhos. “Minha expectativa é muito grande. Com a educação é que conseguimos construir um futuro mais próspero e uma nação melhor”, ressaltou.

Para a viabilização da obra, os municípios devem apresentar um terreno compatível com um dos três modelos de plantas oferecidos pela Secretaria da Educação, bem como a documentação requerida.

Por sua vez, a pasta efetua o repasse das verbas em sete parcelas, mediante a execução do projeto e só depois do laudo da vistoria, emitido pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). A licitação e condução dos serviços podem ficar tanto a cargo da prefeitura quanto da FDE.

Com o Programa Creche Escola, o Governo Estadual busca expandir o atendimento de alunos dessa faixa etária, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social. Desde a implantação, em 2011, foram entregues 343 unidades e outras 261 estão em execução. Na região de São José do Rio Preto, 47 unidades já funcionam e outras 46 estão com obras em andamento, com previsão de 6 mil novas vagas.

Na região administrativa de São José do Rio Preto, a rede de ensino possui 190 escolas e cerca de 89 mil alunos nos ensinos Fundamental e Médio. Entre as unidades, 44 adotam o modelo de tempo integral e oferecem uma grade horária superior a sete horas por dia. As cidades têm, ainda, onze Centros de Estudos de Línguas (CEL), com aulas gratuitas de idiomas.