• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 06/12/2017
A Escola Que Queremos

Destaques da rede, professores são reconhecidos por projetos de sucesso

Na sede da Educação, finalistas receberam certificado e troféu dos prêmios Professores do Brasil, Educador Nota 10 e Gestão Escolar

A Secretaria da Educação reuniu alguns representantes da rede para homenagear professores do ensino estadual que se destacaram no ano de 2017. Receberam um certificado e um troféu simbólico os vencedores e finalistas do Prêmio Professores do Brasil, Prêmio Gestão Escolar e Prêmio Educador Nota 10. A cerimônia contou com a presença do secretário José Renato Nalini e da coordenadora de CGEB, Rosangela Valim, entre outros.

Os trabalhos premiados são ideias simples que mostram a importância do papel dos educadores na aprendizagem das crianças e adolescentes, bem como a tarefa de oferecer a eles uma boa escola, trabalho esse indispensável para a transformação do Brasil numa nação melhor e mais justa.

“Nós trouxemos todos os professores premiados nos últimos meses em concursos de destaque para que eles fossem reconhecidos e tivessem a sua prática ainda mais valorizada. Trazê-los lá do interior do Estado para a capital, para o prédio da Educação também é uma forma de mostrar como a Secretaria valoriza o trabalho de cada um e de como está perto deles e pretende ficar cada vez mais perto”, afirma a professora Rosangela Valim, ao reconhecer o orgulho que a Educação tem de cada profissional e de cada projeto que nasce na rede estadual.

Segundo Denise Cristina Sardinha, diretora da E.E. Professora Ada Cariani Avalone, um “professor engajado na escola, que busca parcerias, que acredita no seu aluno, no potencial de cada um, e o coloca como protagonista de todas as aprendizagens faz uma diferença muito grande dentro das escolas”. Ela completa ao afirmar que “o aluno acredita nele [professor], acredita na Educação e também se desenvolve muito bem”, finaliza.

Sobre os Prêmios

Desde 1998, o Prêmio Gestão Escolar acontece por uma parceria do CONSED – Conselho de Secretários de Educação com as Secretarias de Educação. É um instrumento de auto avaliação das escolas públicas de educação básica, através do qual as escolas desenvolvem um plano de melhoria, tudo de forma democrática e participativa.

O prêmio visa a mobilização da comunidade escolar para a melhoria da qualidade da educação ofertada pela escola. Também estimula a melhoria da gestão das escolas públicas, busca reconhecer boas práticas, incentivar o aprimoramento dos processos de gestão e promover ações que possibilitem a troca de experiências entre gestores, multiplicando boas estratégias.

O Prêmio Professores do Brasil é realizado em parceria com o MEC – Ministério da Educação, o CONDED, com as Secretarias de Educação e com a UNDIME – União dos Dirigentes Municipais de Educação, desde 2005.

Ele premia experiências dos professores que apresentam sua prática inovadora nas formas de ensinar e aprender. Esse prêmio busca reconhecer e divulgar trabalhos que contribuam para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

Iniciado em 1998, o Prêmio Educador Nota 10 reconhece professores da Educação Infantil ao Ensino Médio e também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de todo o país, de escolas públicas e privadas, em diferentes áreas de conhecimento.