• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 04/04/2018
Ensino Fundamental

Dia 10 de abril é o prazo final para as eleições do Grêmio Estudantil

Grêmios em atividade também precisam realizar o pleito para garantir a participação de novos membros

O prazo para que as chapas que pretendem concorrer às eleições de grêmios estudantis termina no dia 10 de abril. Os interessados devem criar uma comissão eleitoral para eleger as novas gestões nas escolas da rede. Organize sua comissão e faça a campanha de divulgação de projetos visando a obtenção de votos.

Atualmente, 92% das unidades de ensino mantém Grêmios Estudantis. Esse número representa mais de 4,7 mil escolas da rede. Ao participar do Grêmio Estudantil, os jovens têm a oportunidade de adquirir responsabilidade, autonomia e liderança.

A ação faz parte do projeto Gestão Democrática que visa expandir a participação dos estudantes dos ensinos Fundamental e Médio nas tomadas de decisões na escola. A aluna Isabella Bordalho da escola Professor Milton da Silva Rodrigues explica que após fazer parte do Grêmio, aprendeu a “lidar com opiniões diferentes”.

A técnica do gabinete da Secretaria da Educação, Sonia Maria Brancaglion fala sobre a importância de garantir esse direito aos estudantes. “Esse processo colabora para que o aluno pare de olhar para a questão individual e contribua com o espaço educativo”, diz.

Vale ressaltar, que as escolas que tem Grêmio Estudantil em atividade precisam realizar anualmente o pleito para garantir que novos alunos participem da composição das chapas e da escolha.