Programa Ler e Escrever, implantado em 2007, tem o objetivo de garantir a alfabetização dos alunos até o 3º ano do Ensino Fundamental
Neste sábado (8) é comemorado o Dia Internacional da Alfabetização. A data foi instituída pela UNESCO e pela Organização das Nações Unidas (ONU) para colocar o assunto na pauta de discussões da comunidade mundial. De acordo com os dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 9,6% da população brasileira acima de 15 anos é analfabeta.
Na rede estadual de São Paulo, no entanto, essa realidade está sendo revertida já no início da vida escolar. Dados da última avaliação estadual, o Saresp, revelam que 95% das crianças já estão alfabetizadas aos oito anos.
– Formação e acompanhamento são focos do programa Ler e Escrever
– Lista de livros que farão parte do currículo do Ciclo I em 2013 já pode ser consultada
Esse número vem evoluindo desde 2007, quando começou na rede estadual o programa Ler e Escrever. Naquele ano, a mesma avaliação apontava que 88% das crianças do 3º ano do Ensino Fundamental estavam plenamente alfabetizadas. Com a implantação do Ler e Escrever, o índice saltou sete pontos percentuais em quatro anos, alcançando a marca de 95% em 2011.
O Ler e Escrever é um conjunto de ações que inclui formação, acompanhamento, elaboração e distribuição de materiais pedagógicos, com o objetivo de promover a melhoria do ensino e garantir a alfabetização de todas as crianças com até oito anos de idade. A iniciativa atende, hoje, 689 mil alunos de 1.790 escolas estaduais. O programa também é desenvolvido em 407 municípios parceiros, que aderiram ao programa a partir de 2010. A ação envolve ainda o trabalho de 25 mil professores.