• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 18/08/2021
Notícia

Dia da Vitória: Estudantes de 16 e 17 anos são vacinados em escola estadual da capital

Imunização de adolescentes com comorbidades e/ou  deficiências, grávidas e puérperas começa hoje em todo estado

A partir desta quarta-feira (18) adolescentes de  16 e 17 anos que possuem comorbidades e/ou deficiências, grávidas e puérperas já podem se vacinar no estado de São Paulo de acordo com o Plano Estadual de Imunização (PEI). Para marcar a data, Dia da Vitória, o Secretário Estadual da Educação, Rossieli Soares, e o Secretário Estadual da Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn, acompanharam a vacinação de 11 alunos da Estadual Professor Luiz Gonzaga Pinto e Silva, na zona sul da capital.

“Esse dia é mais um passo e uma vitória muito importante. Hoje, estar dentro de uma escola é mais uma esperança para que nós possamos cada vez mais avançar rumo à normalidade”, declarou Rossieli Soares.

“Nós temos seguido dois pedestais que são importantes no seguimento do controle da pandemia: um é a vacinação. E ao mesmo tempo existe a obrigatoriedade do uso de máscara estabelecido por decreto”, explicou Jean Carlo Gorinchteyn.

Um estudo publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health (2021), aponta que jovens com deficiências e comorbidades, além de correrem maior risco com a Covid-19, sofrem mais prejuízos durante a  pandemia como:

• Interrupção no acesso à educação, saúde e suporte que são fundamentais para a rotina de  tratamento e estímulos;

• Redução da atividade física levando ao declínio da saúde mental e funcional;

• Distanciamento físico e inatividade levam ao isolamento social e solidão;

• Sobrecarga e estresse do cuidador informal e familiar.

A estudante Vitória Cavalheiro Mendes retornou em fevereiro às aulas presenciais, e disse que prefere desta forma, pois, segundo ela é “muito melhor para acompanhar”. Ansiosa em receber a vacina, veio acompanhada pelo pai, Osni Cavalheiro Mendes.

Segundo ele, o nome Vitória veio pela dificuldade da esposa em engravidar. Com 12 anos de casados, “veio o milagre” e, por isso, escolheram o nome.“Foi um alivio para nós, eu estava ansioso pela vacinação dela e achei que ia demorar mais pela idade, mas foi rápido”, disse.

Para a família do estudante William Staff, o Dia da Vitória foi duas vezes especial. Isso porque além da primeira dose do aluno, o seu pai também irá tomar a segunda dose nesta data.

“Esse dia está sendo muito importante não só pra mim, mas principalmente para ele que tem a comorbidade de pressão alta. Agora com ele voltando às aulas isso é hiperimportante não só para a saúde dele, como também para nós mais velhos”, afirmou Carlos Staff.

A vacinação para este grupo vai até 25 de agosto. A partir do dia 26, já pode se vacinar quem possui de 12 a 15 anos.

Para o público geral desta faixa etária, a imunização começa a partir do dia 30, para quem tem entre 15 e 17 anos, e em 6 de setembro para os de 12 a 14 anos.

A imunização destes jovens e crianças tem também como objetivo dar maior segurança às famílias para o retorno às aulas presenciais. A volta às aulas, porém, não está condicionada à vacinação.

“Hoje com esse ponta pé inicial, 11 alunos da unidade escolar representando milhões de alunos que começam a ser vacinados a partir de agora. Então, eu estou feliz que a minha escola foi escolhida para representar essa grande rede que é a Secretaria de Estado da Educação” –  comemorou o diretor da unidade Jorge Luis Ribeiro.