• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 01/11/2024
Notícia

‘Día de los Muertos’: Escola estadual de Ibiúna terá altar em festival no Memorial da América Latina

Convite foi feito pelo Consulado do México em São Paulo; alunos do curso de espanhol do CEL Scalamandré homenageiam as poetas Cora Coralina e Rosário Castellanos com altar no festival

Nos Centros de Estudos de Línguas (CELs) da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), os estudantes aprendem a se comunicar de forma oral e escrita, e os professores trazem para as aulas aprendizados sobre a cultura dos países falantes de cada idioma ensinado. A valorização da cultura latinoamericana tem sido tão constante no CEL da Escola Estadual Maria Angerami Scalamandré que o Consulado do México em São Paulo enviou um convite à escola para a participação dos alunos no Festival “Día de los Muertos” no Memorial da América Latina, no próximo fim de semana.

O festival acontece neste sábado (2) e domingo (3), das 11h às 21h, com entrada gratuita. Ao longo das últimas semanas, alunos que têm entre 12 a 18 anos de idade e professoras do curso de espanhol do CEL Scalamandré se envolveram na criação de um altar para duas poetas, a brasileira Cora Coralina e a mexicana Rosário Castellanos. 

O altar foi produzido na escola e montado pelas professoras na última quarta-feira (30) no Memorial. No sábado, os estudantes estarão no local durante o que é considerado a maior festival mexicano no Brasil.

A professora Rosemeire Duarte, coordenadora do CEL Scalamandré, conta que no ano passado a escola recebeu a visita do cônsul Rodrigo Vazquez Ortega e, neste ano, o convite do cônsul-geral do México em São Paulo, Raúl Bolaños-Cacho Gúzman, para a participação no festival.

“Há dez anos, a professora de espanhol Maria Alvina de Queiroz Lima  desenvolve um excelente trabalho expositivo  envolvendo o  altar do Día de los Muertos, data comemorativa do México no dia 2 de novembro. Nos últimos cinco anos, com a mesma grandeza  pedagógica, a professora Maria Jocilene Silva se juntou à equipe, estendendo a abordagem sobre esse evento. O objetivo é ampliar o conhecimento dos estudantes sobre a tradição mexicana, a fim de compreender cada cultura dentro da sua respectiva especificidade. A atenção do Consulado e o convite à nossa escola é resultado dessa dedicação”, comenta Rosemeire.

Cursos de idiomas

A Secretaria da Educação tem 150 Centros de Estudos de Línguas que estão com pré-inscrições abertas para 2025. No CEL Scalamandré, além de espanhol, os estudantes têm acesso a cursos de francês, italiano, japonês e inglês.

Ex-aluna da escola de Ibiúna, Laís Martins atualmente é graduanda no curso de relações internacionais e declara que o CEL e o contato com a língua espanhola foram importantes para o seu projeto de vida. “Ainda durante o Ensino Médio, por conta do CEL, pude dar aulas de espanhol em um cursinho popular na cidade de São Roque. Como universitária, falar espanhol me permitiu participar de um projeto de extensão como parte da Comissão de Projetos Linguísticos, responsável pela elaboração de material e roteiro para aulas de português voltadas aos imigrantes hispânicos”, comenta. 

O CEL da Escola Estadual Maria Angerami Scalamandré fica na rua Quatro, s/n, no Jardim Nova Ibiúna, na cidade de Ibiúna, no interior de São Paulo. 

Enquanto o curso de inglês é oferecido exclusivamente para alunos do Ensino Médio e têm três anos (seis semestres) de duração, os cursos de espanhol, francês, italiano e japonês têm módulos semestrais, três anos de duração, e podem ser frequentados por estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).