terça-feira, 26/05/2015
Pais e Alunos

Escolas participam do Dia do Desafio para combater o sedentarismo

Alunos se mobilizam por pelo menos 15 minutos de exercícios diários

Com o objetivo de incentivar a prática de hábitos saudáveis e esportes, nessa quarta-feira, 27, alunos das escolas da rede estadual de São Paulo participam da competição mundial que envolve 22 países. O Dia do Desafio acontecerá nas escolas da rede, a fim de estimular pelo menos 15 minutos de exercícios físicos por dia.

Aqui no Brasil a ação é representada pelo Sesc São Paulo  e a previsão é que mais de três mil cidades participem.  Os professores de educação física foram responsáveis por organizar as competições de basquete, futsal, handebol e voleibol. A edição deste ano tem contagem regressiva para as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro.

De ponta a ponta da cidade, estudantes se mobilizaram. Alunos da E. E Narbal Fontes, zona norte da capital fizeram um step com material reciclado e decorado com caricaturas. Do outro lado da cidade, na E. E. Professor Santo Amaro da Cruz, os jovens se aventuraram na pista de skate e ainda com direito a alongamento e relaxamento.

Temas como padrões de beleza, doping, anabolizantes e violência das torcidas organizadas também fazem parte das aulas de Educação Física. Filmes sobre o mundo dos esportes e saúde estão à disposição das escolas.

“A preocupação com a saúde faz parte da rotina dos nossos 4 milhões de estudantes e a proposta é que a escola seja multiplicadora dos bons hábitos na comunidade. Para isso são diversas ações em andamento. Nossas 2,3 mil escolas da família, aos finais de semana, realizam trabalhos sobre os malefícios do sedentarismo com público de todas as idades”, afirma comenta Maria Elisa Kobs Zacarias, da Equipe Curricular de Educação Física da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB).