• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 19/04/2017
Pais e Alunos

#DiadoÍndio: Currículo+ disponibiliza material sobre os povos indígenas

São documentos, vídeos e infográficos com segredos da tradição indígena e outros temas variados

Em 19 de abril se comemora o Dia do Índio, mas você sabe o motivo? A data foi criada em 1943, pelo então presidente Getúlio Vargas. Para entendermos melhor, vamos voltar um pouco no tempo, diretamente para 1940. Foi nesse ano que se realizou, no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, com a participação de autoridades dos países da América. Líderes indígenas de todo o continente foram convidados, mas eles não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam com medo de que algo de grave acontecesse a eles, tendo em vista que, por séculos, as aldeias indígenas eram dizimadas pelos “homens brancos”. Assim que entenderam a importância daquele momento histórico, resolveram participar do evento e chegaram ao local no dia 19 de abril. Foi assim que escolheram a data para representar a importância da comunidade indígena em todo o continente americano.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para você ficar por dentro do que acontece com os Índios em todo o Estado de São Paulo, a plataforma Currículo+ dedica uma parte do site para informações sobre o tema. A iniciativa oferece conteúdos digitais (vídeos, videoaulas, jogos, animações, simuladores e infográficos), articulados com o Currículo do Estado de São Paulo e disponibilizados por meio de um processo de curadoria, que é realizada por uma equipe composta por Professores Coordenadores de Núcleo Pedagógico – PCNPs de diversas Diretorias de Ensino da Rede, representantes de todos os níveis de ensino e disciplinas do Currículo.

Na parte dedicada aos povos indígenas, é possível conhecer os segredos que mantém a tradição indígena forte, por meio do vídeo da série “Educação Indígena”. Lá também se encontra um infográfico interativo com mapas, tabelas e gráficos sobre os povos indígenas no Brasil, durante o período de 1991 e 2010, que mostra o crescimento da população nas cidades do Brasil.

No Currículo+ também tem um vídeo em formato de animação baseado no poema I-Juca-Pirama, de Gonçalves Dias. A ferramenta possibilita a aproximação do aluno à literatura do século XIX, uma vez que mescla a declamação de um clássico com a tecnologia da animação, tão presente na vida dos adolescentes. Na disciplina de Sociologia, por exemplo, o mesmo pode ser usado para o conhecimento da cultura indígena e marginalização do índio em nossa sociedade. Além disso, está disponível um material do Instituto Sócio Ambiental com histórico atualizado de todas as aldeias indígenas no Brasil.