• Siga-nos em nossas redes sociais:
domingo, 18/04/2010
Últimas Notícias

Dia do Índio terá partida de futebol entre alunos de escola estadual e crianças da aldeia Tekoa Pyau

O jogo faz parte das atividades que serão promovidas para celebrar a data na EE Vicente Themudo Lessa, em Jandira O Dia do Índio (18/04) será comemorado de uma forma […]

O jogo faz parte das atividades que serão promovidas para celebrar a data na EE Vicente Themudo Lessa, em Jandira

O Dia do Índio (18/04) será comemorado de uma forma diferente na Escola Estadual Vicente Themudo, no município de Jandira. Os alunos da escola receberão a visita de crianças da aldeia Tekoa Pyau, localizada no Parque do Jaraguá, na capital paulista, para uma partida de futebol. O jogo faz parte das atividades que serão promovidas pela Vicente Themudo em homenagem à data, com o objetivo de estimular a interação e troca de experiências entre os alunos e as crianças da aldeia, de etnia Guarani Mybia.

“O futebol é uma modalidade universal, principalmente no Brasil, onde tem uma influência cultural muito forte, seja nas escolas ou mesmo nas tribos indígenas”, comenta o professor de educação física da EE Vicente Themudo, Ewerton Ferreira Toti, que também desenvolve um trabalho social na aldeia, onde ensina o esporte às crianças, através da OSCIP Aryran (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público).

Ewerton diz que a expectativa para o jogo é grande, tanto por parte dos Tekoa Pyau quanto para os alunos da Vicente Themudo. “Porém os times serão mesclados, porque não queremos rivalidade, muito pelo contrário. Nosso objetivo é a interação entre eles e não a disputa. Por meio dessa convivência, queremos que eles entendam e aprendam a respeitar a diferença entre as culturas”, salienta o professor.

Além do futebol, as cerca de 50 crianças da aldeia também participarão de gincana cultural e jogos diversos, como peteca, típico dos índios brasileiros. “Será uma experiência muito rica para todos. Eles vêm conhecer nossa realidade e depois levaremos nossos alunos para conhecer a deles”, acrescenta Ewerton.

A EE Vicente Themudo também promoverá uma arrecadação de alimentos não perecíveis que serão doados à aldeia, com participação voluntária dos alunos e da comunidade. A aldeia Tekoa Pyau é formada por cerca de 600 índios, sendo a metade crianças, que habitam uma área de dois hectares e sobrevivem da venda de artesanatos.