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segunda-feira, 10/01/2005
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Dia do Leitor

Governo intensifica programa de leitura nas escolas. Objetivo é rediscutir as relações entre o texto literário e as práticas cotidianas da sala de aula para formar alunos leitores dentro e fora […]

Governo intensifica programa de leitura nas escolas. Objetivo é rediscutir as relações entre o texto literário e as práticas cotidianas da sala de aula para formar alunos leitores dentro e fora da escola

Comemorado na última sexta-feira, 07, o Dia do Leitor é uma data oportuna para enfatizar que a Secretaria da Educação coloca em andamento, neste ano letivo, a segunda fase do Programa Tecendo Leituras, lançado no segundo semestre de 2004. A proposta tem como principal objetivo rediscutir as relações entre o texto literário e as práticas cotidianas de leitura na sala de aula. Ao mesmo tempo, pretende contribuir para uma mudança de paradigma no que se refere tanto à didática da leitura quanto à metodologia de formação dos professores.

O projeto tem origens no PNLD – Programa Nacional do Livro Didático – mas é uma ação específica da Secretaria de Educação, que vislumbra, na iniciativa, mais um esforço no sentido de formar alunos leitores dentro e fora das salas de aula. Para que este processo tenha os resultados que dele se espera, nos meses de fevereiro e março os professores de Língua Portuguesa do Ciclo II da rede pública estadual serão submetidos a um verdadeiro intensivão.

“A intenção – diz a professora Aidê Magalhães, coordenadora do PNLD na Secretaria de Educação – é aprofundar alguns conceitos a respeito das estratégias da leitura de textos literários, bem como produzir material de orientação para o pleno desenvolvimento desse trabalho no cotidiano das aulas de Língua Portuguesa”.

O repertório de literatura que será utilizado no Tecendo Leituras será oferecido pelo PNLD, que em São Paulo é descentralizado desde 1995 mediante convênio assinado entre o MEC e o Governo do Estado. Para o ano letivo que se inicia, a Secretaria de Educação vai destinar 17,5 milhões de livros para as redes de ensino fundamental estadual, municipal e federal. Deste total, 14 milhões são livros didáticos e 3,5 milhões são de ficção e não-ficção.

Daniel Pereira