sexta-feira, 09/08/2013
Pais e Alunos

No Dia dos Pais, conheça as dicas de um pai e professor

Evandro de Souza participa da Associação de Pais e Mestres e aconselha acompanhar a vida dos filhos

Ele começou a lecionar em 1984, na EE Dom Miguel Kruse, localizada na zona leste da capital paulista. Seus dois filhos, Alec e Lucas (13 e 15 anos respectivamente) nasceram quando o professor já tinha mais de dez anos de profissão.

Hoje Evandro de Souza vive o papel de pai e professor dos seus filhos que, por opção, estudam na mesma escola que leciona. “Eles estudavam na escola particular e eu os trouxe para cá porque acredito na escola pública”, afirma.

Evandro participa da APM, Associação de Pais e Mestres local. O professor acredita que ali os pais contribuem com o aprendizado do filho e ajudam a melhorar a escola. “É muito importante o pai acompanhar o projeto da escola, saber onde o filho está inserido e ajudar na tomada de decisões”,diz.

Dados da Secretaria da Educação mostram que existem APMs instaladas em quase todas as 5.331 Unidades Escolares do Estado. Essas associações são compostas por professores, diretores, vice-diretores e pais de alunos, e tem como objetivo colaborar no aprimoramento do processo educacional e na integração da escola com a família e comunidade.

Além de estar na APM e lecionar para seus dois filhos, Evandro não deixa de ajudá-los diariamente nas tarefas escolares. “Quando eu chego à noite sempre pergunto se tem lição, quando será a prova, se estudaram o suficiente. Fico em cima mesmo”.

A EE Dom Miguel Kruse tem, em média, dois mil alunos. A diretora da escola Ângela Reis Lombardi afirma que vê diferença na evolução dos alunos quando os pais se preocupam com eles. “A gente percebe que os alunos cujos pais dão atenção apresentam uma evolução melhor”.

Ela também acredita que o exemplo do pai e professor Evandro contribui tanto para que mais pais se animem a participar da APM como para dar mais atenção aos filhos em casa. “O professor Evandro traz uma imagem positiva, porque exemplifica o quanto é benéfica a responsabilidade que um pai tem com seu filho, não só na questão educacional, mas no dia a dia”.

#album[2373]down#