• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 11/08/2021
Notícia

Dia do Estudante: Confira os dados de 2021 dos alunos da rede estadual de São Paulo

Em números as escolas estaduais do estado atendem toda população do Uruguai, 3,5 milhões de pessoas

Se a rede estadual de ensino de São Paulo fosse um país a sua população fosse composta pelos estudantes esta nação fictícia seria semelhante à do Uruguai com 3,5 milhões de pessoas.

“Os estudantes são o coração da Educação e das escolas. Eles são os agentes transformadores do futuro, por isso tudo que fazemos dentro da Secretaria – ações, programas e projetos – temos que considerar como o nosso aluno será afetado e qual será o seu benefício” afirma o secretário estadual da Educação Rossieli Soares.

Para atender a todos esses “cidadãos” são necessárias mais de 5,4 mil escolas espalhadas por todo o estado. Neste ‘Dia do Estudante’ confira algumas curiosidades sobre o perfil dos alunos:

– Dos 3,5 milhões: 2 milhões são do ensino fundamental (anos iniciais e anos finais) e quase 1,5 milhão do ensino médio;

– Destes, mais de 230 mil são jovens e adultos matriculados em cursos de Educação para Jovens e Adultos (EJA) e Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA);

– Mais de 40 mil alunos fazem cursos de idiomas em 180 unidades do Centro Estudo de Línguas (CEL);

– O estudante mais velho da rede estadual na Diretoria de Ensino (DE) de Caieiras e possui 87 anos;

– Porém a média geral de idade é de 14 anos;

– A capital, composta por 13 DEs, possui o maior número de estudantes por região: mais de 970 mil;

– Já Barretos é a menor região em número de alunos com quase 17 mil;

– São Paulo possui 1,5 mil alunos que estudam em escolas localizadas em aldeias indígenas;

– Há 18 mil alunos estudando em escolas dentro de unidades prisionais em todo o estado;

– Mais de 3 mil jovens que cumprem medidas socioeducativas na Fundação Casa estudam nas escolas estaduais que funcionam dentro das unidades.

“Ser estudante é um processo muito especial, pois é a certeza de não desistir dos sonhos, sabendo que poderá transformar a vida por meio da Educação! Neste período tão desafiador da pandemia, ser estudante se tornou ainda mais importante para seguir sempre em frente”, ressaltou Rossieli.