quarta-feira, 19/08/2020
Boas Práticas

Dia do Folclore: Escolas estaduais desenvolvem atividades online para celebrar data

Desafios e workshops de criação fizeram parte da programação folclórica nesta semana

No dia 22 de agosto é celebrado o Dia do Folclore e nas escolas estaduais de São Paulo a data é tradicionalmente celebrada promovendo o resgate da cultura e tradições brasileiras. Neste ano, por conta da pandemia causada pelo coronavírus, as comemorações estão ocorrendo no ambiente virtual, por meio da educação mediada por tecnologia.

Em Penápolis, a professora coordenadora do núcleo pedagógico (PCNP) da diretoria regional de ensino Juliana Cristina de Aquino Moretti lançou o ‘Desafio Folclore Brasileiro 2020’ para todas as escolas da região. “Criei esse desafio com o intuito de resgatar e valorizar as manifestações do Folclore. O objetivo final é a construção de um mural com as fotos e vídeo”, explicou professora.

A atividade tem dois enfoques. Um deles é direcionado a alunos dos anos iniciais (1º ao 4º ano) do ensino fundamental, que construíram brinquedos folclóricos e gravaram vídeos realizando brincadeiras e cantando cantigas. Já alunos dos anos finais (5º ao 9º ano) e ensino médio realizaram o registro de mitos e lendas e trabalharam com artesanato.

Em outra atividade semelhante, na escola estadual Coronel Franco, em Pirassununga, alunos dos anos finais participam, nos dias 18, 19 e 20, de um workshop online. “A ideia do workshop surgiu como forma de diversificar as metodologias durante o período de atividades não presenciais mediadas por tecnologia, estreitando os vínculos com os alunos por meio de atividades práticas”, explicou o professor coordenador da unidade, Emerson Avelar de Sousa.

Confira os temas das oficinas e atividades realizadas:

• Oficina de pipas
• Dobraduras de personagens folclóricos
• Lendas regionais e locais
• Brinquedos folclóricos com material reciclável
• Gastronomia folclórica
• Lendas clássicas
• Game folclórico

A palavra folclore é derivada de outras duas ‘Folk’, que significa ‘Povo’, e ‘Lore’ que quer dizer ‘Sabedoria’, assim folclore significa ‘Sabedoria de um povo’.