• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 06/04/2017
Pais e Alunos

Dia Mundial da Atividade Física: confira a estação esportiva da E. E. Brasílio Machado

A data é comemorada em 6 de abril e visa o combate ao sedentarismo e promoção da qualidade de vida

Em 6 de abril se comemora o Dia Mundial da Atividade Física. A Organização Mundial de Saúde estabeleceu esta data para a prevenção do sedentarismo, com incentivos à prática de atividades físicas em locais públicos. Na escola, as atividades físicas podem ajudar também na questão pedagógica. Para isso, basta aproveitar todo espaço disponível e deixar a garotada se divertir. A prática regular de exercícios apresenta inúmeras vantagens, como evitar o excesso de peso e a obesidade, prevenir o aparecimento de doenças, reduzir a tensão arterial, melhorar a autoestima, reduzir o estresse e contribuir para a concentração e para o bem estar físico e psicológico.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Via de regra, o intervalo é a hora mais aguardada pelos alunos quando estão na fase escolar. E essa ideia não é muito diferente da que os estudantes das unidades de Ensino Integral têm sobre a hora do almoço. Nas escolas com carga horária estendida, o período se tornou o momento de atividades que mistura lazer e educação.

Na Escola Estadual Brasílio Machado, na Vila Madalena, os alunos do 1º ao 5º ano do Fundamental podem escolher qual ‘estação esportiva’ querem ir. Os jogos vão desde queimada a hóquei de quadra. “O programa de Ensino Integral prevê o currículo integrado, e o objetivo maior é a formação integral do aluno. Então, nós verificamos que a prática de atividades físicas favorece essa formação dos nossos alunos”, esclarece a diretora Simone Santoro Romano.

A tática desenvolvida pela equipe da Brasílio Machado é a de separar a escola em cinco espaços, e assim dividir os alunos. Cada grupo de alunos é comandado por duas professoras, que são as responsáveis pelas tarefas das atividades dirigidas. Ali, as crianças jogam inúmeros tipos de queimadas, vôlei, hóquei de quadra, brincam de roda e alguns, mais cansados, até podem escolher um bom livro para ler no pátio escolar. Em dias de chuva, as crianças ficam dentro das salas de aula, e durante o período de intervalo se divertem e aprendem com jogos de tabuleiro.

Mais tempo na escola

A Educação de São Paulo mantém um modelo inovador de Ensino de Tempo Integral. Atualmente, são mais de 500 unidades com jornada ampliada, professores em dedicação exclusiva e disciplinas eletivas, que são indicadas pelos próprios alunos no início de cada ano.