terça-feira, 24/08/2021
Notícia

Dia Nacional da Educação Infantil: Programa Creche Escola ajuda a suprir demandas por vagas em municípios do estado de São Paulo

Ação da Secretaria da Educação do Estado já entregou 483 unidades; Centro de Mídias SP também possui canal exclusivo para os pequenos

Celebrado em 25 de agosto, o Dia Nacional da Educação Infantil nos lembra a importância da vida escolar na primeira infância.

Apesar da oferta da educação infantil ser de responsabilidade das prefeituras, o Governo do Estado de São Paulo, por meio das Secretarias da  Educação e do Desenvolvimento Econômico criou o Programa Creche Escola para ajudar os municípios na ampliação de vagas para crianças de 0 a 5 anos, com a construção de novas unidades de ensino.

Para a viabilização da obra, os municípios devem apresentar terreno compatível com um dos três modelos de plantas oferecidos pela Secretaria da Educação, além da documentação requerida.

A Pasta, por sua vez, efetua o repasse das verbas em sete parcelas, mediante a execução das obras e só após o laudo da vistoria, emitido pela FDE. A licitação e condução dos serviços podem ficar tanto a cargo da Prefeitura, quanto da FDE. Com o projeto, o governo estadual espera expandir o atendimento de alunos dessa faixa etária, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social.

Somente nesta gestão – entre 2019 e 2021- foram inauguradas 152 Creches Escolas, gerando 20,2 mil novas vagas. Sendo que o investimento ultrapassa R$ 246milhões.

Em todo estado já foram entregues, desde o início do programa, em 2011, 483 creches, sendo 39 na capital e 444 no interior. Atualmente, há 137 unidades em obras e outras 39 previstas.

Nas Diretorias de Ensino (DEs) do interior do estado, a de Bauru – que abrange os municípios de Agudos, Arealva, Avaí, Balbinos, Bauru, Cabrália Paulista, Duartina, Iacanga, Lencois Paulista, Lucianópolis, Paulistania, Pirajuí, Piratininga, Presidente Alves, Reginópolis, Ubirajara – se destaca com 18 Creches Escolas entregues.  As DEs de Botucatu e Jaú estão logo atrás com 17 cada, seguidas pelas de Franca, Jales e José Bonifácio, que possuem 16 unidades cada.

Na capital, a região mais beneficiada pelo programa é a zona leste com 24 Creches Escolas, sendo que a DE Leste 4 lidera com 7 unidades. Na zona sul, três DEs somam 9 entregas do programa e na zona norte duas DEs contabilizam 5. A região central possui uma unidade.

Canal no Centro de Mídias SP

Outra parceira para a Educação Infantil é o canal exclusivo para este público no Centro de Mídias SP (CMSP). Neste mês, foi lançada no canal uma programação inédita com novos conteúdos feitos por professores da rede municipal de São Paulo.

A ação é uma parceria entre as Secretarias da Educação do Estado de São Paulo, que fornece toda estrutura do CMSP, e Municipal de Educação de São Paulo, que elabora e ministra as aulas.

As aulas acontecem dei segunda à sexta-feira das 12h às 14h. Além disso, a programação também conta com conteúdos disponibilizados por parceiros.