• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 29/08/2017
Ensino Fundamental

Dia Nacional de Combate ao Fumo: aluno da rede vence concurso de redação sobre tabagismo

Pessoas que fumam têm dez vezes maior chance de desenvolver um câncer quando comparadas com às não f

Os brasileiros comemoram, no dia 29 de agosto, o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A data foi instituída pela lei federal 7.488/1986 para conscientizar a população sobre os malefícios do consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos, entre outros produtos fumígenos. O estudante Pedro Ribeiro Domingues, aluno da E.E. Professora Alice Chuery, de Guarulhos, sabe muito bem os problemas que o uso do fumo acarreta. Após longa pesquisa e dedicação, ele escreveu a redação “Relógio de bitucas”, vencedora do 5º Concurso de Redação do Hospital de Câncer de Barretos, que teve como tema “Tabagismo: qual é a verdade sobre o câncer por trás da fumaça?”.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Com o auxílio da professora de ciências, Elza Klein, e apoio do Currículo Oficial do 9º ano, todo o processo de criação levou cerca de 20 dias. Em sua redação, Pedro lembra que o tabagismo é responsável pelo desenvolvimento de aproximadamente 50 doenças, incluindo o câncer, e, por isso, deve ser combatido. “Cada baforada, mascada ou inspirada leva um pedacinho da vida do usuário”, destaca o estudante.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a cada ano, aproximadamente cinco milhões de pessoas morrem por doenças relacionadas ao tabaco e a previsão é que, persistindo o atual modelo de consumo, em 2020, serão dez milhões de mortes ao ano. “Se já temos tão pouco tempo de vida e tantos livros para ler, pessoas para conhecer e amores para viver, não vale a pena fazer do nosso tempo um relógio de bitucas”, comenta o aluno.

Pedro foi presenteado com um notebook, assim como sua orientadora. Ele e os outros quatro finalistas do concurso farão três dias de estágio no Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular do Hospital de Câncer de Barretos, onde desenvolverão várias atividades científicas e laboratoriais, além de serem estimulados a respeito da conscientização sobre o câncer e medidas de prevenção.