• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 18/04/2022
Notícia

Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado nas Salas de Leitura da rede estadual

Estudantes de todas as idades desenvolvem projetos com obras de Monteiro Lobato, que dá origem a data

O Dia Nacional do Livro Infantil, 18 de abril, é uma data que ressalta a importância da leitura e da produção literária destinada às crianças do país. A data foi escolhida por ser o dia do nascimento do escritor Monteiro Lobato (18/04/1882 – 04/07/1948), considerado o primeiro autor brasileiro que se dedicou a escrever especificamente para os pequenos leitores.

Antecipando as comemorações, a Sala de Leitura da Escola Estadual Dr. Clóvis de Arruda Campos, em Araçatuba, apresentou dia 11 a peça “A Pílula Falante”, baseada na história de mesmo nome do autor. A atividade desenvolvida pela professora de Língua Portuguesa Maria Helena Mendes Mendonça, junto às turmas dos 6° e 7° anos, será encenada novamente entre os dias 2 e 6 de maio.

“A leitura é uma das principais formas de inclusão de um indivíduo na sociedade e nesse contexto a temática do Sítio do Picapau Amarelo se destaca como importante instrumento para desenvolver a criatividade e a imaginação, pois permite aos estudantes conhecerem personagens do folclore nacional, fábulas, e outras histórias como os personagens da mitologia grega. As histórias possuem um universo rico para brincadeiras e diversão que auxiliam no aprendizado de conteúdos e habilidades”, explica a diretora da unidade, Sandra Maria Moreira.

Na Escola Estadual Teófila Pinto de Camargo, em Itápolis, a professora da Sala de Leitura, Arlete Aparecida Braz, se transformou na boneca Emília e com a ajuda de um carrinho de mercado, percorreu a unidade escolar com diversos livros que foram distribuídos entre os estudantes.

“Foi com a imersão no imaginário das crianças que conseguimos deixar o que antes era abstrato em algo tão real e um pouquinho mais palpável. A boneca de pano, agora viva e participante entre os alunos, pôde encantar e ensinar sobre a importância da leitura e do lúdico no cotidiano infantil”, explica a professora

Apesar da data ser voltada ao livro infantil, estudantes do ensino médio também participam de estudos sobre as obras de Monteiro Lobato. Na Escola Estadual Professora Marcia Helena Barbosa Lino, em São José dos Campos, a professora Cristiane Scarpeto analisou com os estudantes capítulos da obra “Reinações de Narizinho”. Na oportunidade os alunos puderam trazer as suas percepções e opiniões sobre o trabalho.

“Fizemos um estudo sobre o autor, o contexto histórico que a obra foi produzida e chegamos à conclusão de que alguns termos na obra de Lobato revelam questões estruturais da nossa sociedade”, reflete a professora.

Com continuidade dos estudos, a bisneta do escritor Cléo Monteiro Lobato foi convidada para dar uma palestra online aos alunos.