Nesta terça-feira, 18 de abril, é o Dia Nacional do Livro Infantil, e, para celebrar a data, a Sala de Leitura da Escola Estadual Visconde de Mauá realizou um levantamento dos estudantes que mais leram livros em 2023. A escola conta com cerca de 1,2 mil alunos e em média, por mês, são retirados mil livros.
“Quando cheguei aqui eu percebi que eles estavam desmotivados com a leitura, então comecei a emprestar os livros para eles lerem em casa”, explica a professora Elisabete Nascimento, uma das responsáveis pela Sala de Leitura.
O projeto Leitura Circulante é para incentivar os alunos na busca por livros de diversos gêneros literários, em que eles escolhem o livro preferido e registram no painel. A ação incentivou ainda mais os estudantes que receberam uma premiação simbólica pela quantidade de livros lidos.
”A leitura desenvolve a nossa relação com os livros. A biblioteca da escola foi a primeira que eu fui, e eu adorei. A professora Bete me dá muitas dicas de livros que eu gosto de ler, eu gosto muito dos livros em história em quadrinhos”, conta a aluna Isabella de Souza Silva, 7º ano.
O espaço de leitura dos alunos também conta com o mural de “Indicação Literária”, onde os próprios estudantes podem escrever quais livros gostaram e recomendam para os seus colegas.
Para os que preferem o ar livre, o “Cantinho da leitura” é um espaço no espaço externo da unidade do qual os estudantes também podem desfrutar.
Siga a Secretaria da Educação nas redes sociais:
Veja vídeo de projeto de professora que incentiva leitura de alunos:
https://www.instagram.com/p/CrMLnwKNGsF/
Ver essa foto no Instagram