• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 18/04/2019
Boas Práticas

Dia Nacional do Livro Infantil: escritor faz apresentação em escola da rede estadual

Silvio Costta já tem 15 livros publicados e fará apresentação para crianças na Escola Brasílio Machado, na Vila Madalena

A Escola Estadual Brasílio Machado, localizada na Vila Madalena, em São Paulo, recebeu uma visita especial para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil.

Ator e escritor, Silvio Costta deu uma palestra especial aos alunos do Ensino Fundamental da unidade, focada em criatividade e escrita. De forma lúdica e interativa, ele mostrou como o processo literário acontece: de onde surgem as ideias, os personagens e a trama, além de explicar como funciona um pouco do mercado literário.

A ideia da palestra veio de uma parceria que a E. E. Brasílio Machado tem com a ONG Reviravolta. Desde 2011, a ONG promove uma leitura mediada por voluntários e conta com o acervo da Sala de Leitura da unidade. “Percebemos que os empréstimos de livros de nossa sala vem aumentando ano a ano, o que mostra o sucesso do projeto”, conta Simone Romano, diretora da E. E. Brasílio Machado.

Silvio Costta trabalha com música e arte desde a adolescência. Por 13 anos integrou um grupo teatral e fazia apresentações em escolas. Desde 2005, quando publicou seu primeiro livro, faz parte de programas de leitura em escolas. Hoje já são 15 títulos publicados, muitos compartilhados com os alunos. “Ele contou diversas histórias sobre seus livros, incluindo as histórias dentro dos livros”, conta Simone.

A ONG Reviravolta tem vários projetos semelhantes na rede pública. Na E. E.  Professora Nair de Almeida, em Serra Negra, o projeto  “Sacolas Mágicas da Leitura” estimula alunos a levarem os livros para casa, lerem e, depois, contarem as histórias para os colegas. O detalhe é que ninguém pode falar o fim da trama. “O objetivo é fazer com que as outras crianças também queiram ler o livro”, explica a coordenadora Marisa Pietraseza Vadaher. “A cada semana fazemos a troca dos livros entre os alunos.”

A apresentação na E.E. Brasílio Machado foi seguida de música e participação de professores e diretores. Atualmente a escola atende cerca de 300 alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental.