• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 07/07/2022
Notícia

Dia do Panificador: Escola estadual em Marília promove atividade culinária às sextas-feiras  

O projeto “Pão na sexta” incentiva os estudantes da unidade a desenvolverem diferentes habilidades e competências 

Nesta sexta-feira, 8 de julho, é comemorado o Dia do Panificador. A data pode até passar despercebida por alguns, mas para os estudantes dos anos iniciais (1º ao 5º) do ensino fundamental da Escola Estadual Abel Augusto Fragata, em Marília, o dia tem um significado diferente neste ano. Isso porque no mês de maio a unidade iniciou o projeto “Pão na sexta”. 

“A ideia nasceu no ano passado com uma professora de anos iniciais, que durante a pandemia se formou em um curso de padeira”, conta a diretora da unidade, Vanessa Prado.

Sob a orientação da professora-padeira, Maria Angélica Matos, as crianças, nas sextas-feiras, produzem os pães para comer junto aos colegas e até mesmo levar para casa. Além de deliciosa, a iniciativa promove uma diversidade de situações pedagógicas como o uso das unidades de medida, estudos das formas, cálculos utilizando quatro operações matemáticas. A transformação química, estudo do clima e temperatura também fazem parte do conteúdo. Por sua vez, as competências socioemocionais são desenvolvidas através do trabalho em conjunto.

“Eu quis trazer minha experiência com panificação para escola, com a ideia de usar este recurso pedagógico para estudar temas da matemática, linguagens, história, geografia, das ciências como um todo. A atividade melhora a convivência entre os alunos, que trabalham em grupos para fazer o pão e depois em uma confraternização durante o lanche”, explica Maria Angélica, que também é mestre em Filosofia da Educação.