• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 08/03/2018
A2img/Daniel Guimarães
EJA - Educação de Jovens e Adultos

#DiaDaMulher: a cada dia, professoras tornam a rede estadual paulista mais forte

Dos quase 180 mil docentes, 74% é representado pelas professoras, principais responsáveis em transmitir conhecimento

Em 8 de março se comemora o Dia Internacional da Mulher. A efeméride foi instituída após 130 mulheres operárias morrerem carbonizadas numa fábrica têxtil, em Nova Iorque, no ano de 1911. O período se tornou símbolo de lutas e das conquistas realizadas pelo sexo feminino, além de promover debates sobre o tema ao redor do mundo.

Em todas as áreas de atuação, a força das mulheres é cada vez mais notada. E, claro, na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo não é diferente. Dos 177.983 docentes, 131.595 são mulheres, o que representa 74% dos professores. Essas mulheres, portanto, são as principais responsáveis em transmitir conhecimento aos mais de 3,7 milhões de alunos que fazem parte da rede estadual.

Na Diretoria de Ensino Leste 2, além de ser a regional com o maior número de professoras, trabalha a educadora mais antiga da rede. A professora Maria Benedita Valencise Costacurta, que hoje tem 70 anos de idade, começou a lecionar em 1977, como substituta. Atualmente, ensina os alunos da Educação Básica I e, mesmo após 41 anos de carreira pública, não dá sinais de que pretende parar com a atividade.

“Amo o que faço e me sinto muito bem dentro da sala de aula. Muita coisa mudou desde quando comecei e não pretendo parar tão cedo”, afirmou a professora Maria Benedita, que atualmente dá aulas na Escola Estadual Dr. Diogo de Faria e é formada em Licenciatura Plena em Pedagogia.

Pensamento parecido tem a professora Jéssica Rosa de Oliveira (25), com pouco mais de 40 dias ministrando aulas na Escola Estadual Glauber Rocha, de Guarulhos, a docente mais nova do Estado está animada. “Pretendo contribuir para o aprendizado dos meus alunos e sei que tenho muito a contribuir com a formação deles. Essa era uma meta de vida e pretendo cumpri-la, tentando melhorar ainda mais a educação estadual”, afirmou a jovem que também é formada em Licenciatura Plena em Pedagogia.