Entre os dias 24 e 27 de janeiro, na sede Roosevelt da instituição e no Museu da Diversidade, a SP Escola de Teatro apresenta a 5ª edição da SP TransVisão – Semana da Visibilidade de Travestis, Mulheres Transexuais e Homens Trans. Com o tema “O Emprego Que Queremos?”, o episódio discute o direito das pessoas trans a um trabalho digno e a falta de políticas públicas que garantam seus direitos. O evento ainda tem por finalidade celebrar o Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado no dia 29 de janeiro.
– Confira a programação aqui
A abertura, às 19h desta terça-feira (24) tem duas rodas de conversa. A primeira delas é “Empregabilidade TT’S”, com a mediação do jornalista Luiz Fernando Prado Uchôa. Os convidados são Ivam Cabral (Diretor Executivo da SP Escola de Teatro), Soninha Francine (Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo), Patrícia Bezerra (Secretária de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo), Edgar de Souza (Prefeito de Lins) e Floriano Pesaro (Deputado Federal e Secretário de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo).
Na sequência, o público assiste à mesa “Trabalho e sensibilização”, com mediação da transativista Ângela Lopes. Os convidados são Esabela Cruz (psicóloga e especialista em Gestão de Pessoas e mestre em Inclusão Social e Diversidade Cultural), Marcelo Galego (advogado especialista em direito empresarial e membro da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB Jabaquara) e Alfonso Presti (Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo). A noite termina com um coquetel de abertura e confraternização.
Na quarta-feira (25), o seminário tem a uma sessão do documentário “Eu Existo”, sobre a questão dos direitos humanos e a situação de invisibilidade dos moradores de rua no centro de São Paulo. A exibição, que ocorre no Museu da Diversidade, é seguida por um bate-papo com a diretora Iara Medeiros e os participantes do filme.
A última mesa de debates, na quinta-feira (26), tem o tema “Políticas transversais para garantia de emprego” e conta com a mediação do doutorando em Antropologia Social Thiago Sabatine. Os palestrantes são Paula Beatriz Souza Cruz (Diretora da E. E. Santa Rosa de Lima, no Capão Redondo, na zona sul), Renata Peron (Assistente Social e presidente da Associação Centro de Apoio e Inclusão Social de Travestis e Transexuais – CAIS) e Thiago Oliveira Dias Muniz (Parceiro do Centro de Cidadania LGBT).
A semana tem as últimas atrações na sexta-feira (27). O dia começa com um show da banda Visionários do Bicho Solto e das performers Penélope Joli, Daniella, Bianca Marraffe, Flavia Carvalhaes, Vitoria Principal, Taty Rios, Jamily Milly e Diana Pequeno. A atração é apresentada por Adriana da Silva. A noite termina com a entrega do Prêmio Claudia Wonder.
Para ficar sabendo o serviço completo da 5ª SP TransVisão – Semana da Visibilidade de Travestis, Mulheres Transexuais e Homens Trans clique no link.