• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 13/04/2017
Pais e Alunos

#DicadaSemana: conheça o Palácio dos Bandeirantes e seu acervo artístico cultural

As esculturas também são expostas no jardim que tem 125.000m² e diversas espécies da fauna e flora

Idealizado em 1938 pelo arquiteto italiano Marcello Piacentini e com as obras de construção iniciadas em 1954, o Palácio dos Bandeirantes foi pensado para abrigar a Universidade Conde Francisco Matarazzo, mas, devido a problemas financeiros, teve suas obras paralisadas. Desde 22 de abril de 1965, se tornou a sede do poder executivo do Estado de São Paulo e moradia oficial do governador, além de abrigar um museu com acervo artístico cultural ímpar. É possível visitar o Palácio e conhecer as obras que ali se encontram. Para isso, basta agendar aqui a visita, mas é preciso um grupo entre 10 e 40 pessoas.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Desapropriado durante a gestão de Adhemar de Barros, o edifício substituiu o Palácio dos Campos Elísios como sede do governo estadual paulista. Além do Bandeirantes, o Governo possui outros dois palácios oficiais: o Palácio do Horto, residência de verão do governador, localizado no Horto Florestal de São Paulo, e o Palácio Boa Vista, residência de inverno, na cidade de Campos do Jordão.

Ao redor do Palácio dos Bandeirantes existe um imenso jardim, com cerca de 125.000m². O destaque está nos bolsões de Mata Atlântica, impossível não ficar encantado. São mais de duas mil espécies de plantas nativas, e algumas difíceis de serem encontradas, como o pau-brasil, o ipê amarelo, o cedro-do-líbano e as cerejeiras, além de dúzias de espécies de aves que por ali encontram abrigo. Ao caminhar pelo infinito jardim, é possível contemplar também algumas esculturas do acervo do museu.

O Centro de Monitoria do Acervo dos Palácios oferece visita acompanhada por educadores ao Palácio dos Bandeirantes. A entrada é gratuita, mas lembre-se de desligar o celular: não é permitido fotografar e/ou filmar nas dependências do local.

O horário de visitação é de terça a domingo – de hora em hora -, das 10h às 16h. Mais informações pelo telefone (11) 2193-8282, ou pelo email: monitoria@sp.gov.br.

O Palácio dos Bandeirantes fica na avenida Morumbi, 4500 – Morumbi – São Paulo/SP.