• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 07/03/2018
Notícia

#DicaDaSemana: espaço em São Paulo resgata história do circo

Centro de Memória do Circo pode ser visitado de quarta-feira a segunda-feira; é possível fazer visita mediada pelo acervo

Um lugar cheio de nostalgia e o ambiente perfeito para voltar a ser criança. Localizando no largo Paissandu, centro de São Paulo, principal referência do circo brasileiro no século XX, o Centro de Memória do Circo reconstrói, preserva e difunde a história do circo no país. As visitas podem ser feitas de quarta-feira a segunda-feira e têm entrada gratuita. É possível fazer uma visita mediada pelo acervo, com aspectos da criação de uma museologia própria para o circo.

No acervo, há coleção deixada pelas companhias e famílias circenses, com destaque para os arquivos do Circo Nerino (1913-1964) e do Circo Garcia (1928-2003). Os visitantes podem conferir a aventura do circo no Brasil por meio da exposição “Hoje Tem Espetáculo”, que mostra a história ao longo de quase duzentos anos, desde a sua chegada, no raiar do século XIX, até os dias de hoje.

O ambiente é dividido em dois espaços. No térreo, encontra-se o núcleo Artes do Circo, com destaque para as maquetes do mestre Maranhão. Na sobreloja, o espaço está organizado em duas alas: Área de Convivência, destinada a eventos, palestras e debates e Área Expositiva, onde são apresentados os núcleos Destaques, homenagem a artistas que se sobressaíram no circo brasileiro, Linha do Tempo e Saberes do Circo, com grande maquete mostrando os processos de arquitetura, cenário, gastronomia, transporte e artes gráficas do circo.

Centro de Memória do Circo
Centro Cultural Olido (Avenida São João, 473 – Centro São Paulo – Térreo e sobreloja )
Aberto de segunda, quarta, quinta e sexta das 10h às 20h; aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 20h.