• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 01/06/2017
Pais e Alunos

#DicadaSemana: exposição narra a história e a evolução da moeda nacional

"Moedas do Brasil e da América Latina" reúne exemplares que circularam desde o Brasil Colônia

A Fundação Memorial da América Latina e o Banco Central do Brasil apresentam a exposição Moedas do Brasil e da América Latina, que está em cartaz na Biblioteca Latino-americana. Em parceria com o Museu de Valores do Banco Central, a mostra reúne exemplares de moedas (100) e cédulas (50) que circularam no Brasil desde os tempos do Brasil Colônia até o real de hoje, além de pôsteres que relatam os vários períodos da História do Brasil. As moedas e cédulas (61) da maioria dos países da América Latina também estão representadas na mostra. O público pode visitá-la até 30 de julho, diariamente, das 9h às 18h. A entrada é gratuita.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Além da temática histórica, o evento ganha mais importância como dica de férias escolares, tendo em vista que abrangerá o período em que os alunos estarão em recesso, o que deverá atrair um grande público.

A mostra faz uma viagem pelo tempo desde antes de os primeiros tostões e vinténs da coroa portuguesa terem começado a circular no Brasil. Até então, por causa da insuficiência de moeda nos dois primeiros séculos de colonização, o pau-brasil foi a principal mercadoria utilizada no país como elemento de troca entre os nativos e os europeus.

Daí em diante, os visitantes aprendem que o real brasileiro teve seu nome inspirado na moeda portuguesa que, no plural, ficou conhecida como réis. Toda a história do dinheiro brasileiro, até os dias atuais, está didaticamente narrada na mostra – da criação da Casa da Moeda às patacas, moedas que por mais tempo ficaram em circulação no país, o significado da expressão “cara ou coroa”, as falsificações, a extração do ouro, o tostão, o cruzado e, por fim, o cruzeiro, quando foi lançada a “Cédula do Índio”, primeira tentativa bem-sucedida de nacionalizar a fabricação do dinheiro brasileiro.

A exposição Moedas do Brasil e América Latina está hospedada na Biblioteca Latino-Americana, dentro do Memorial da América Latina, e os interessados podem visitá-la de segunda a sexta, das 9h às 18h, e sábados das 9h às 15h. A entrada é gratuita, realizada pelos portões 1, 2 e 5, na avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, São Paulo.