• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 03/01/2018
Boas Práticas

#DicaDaSemana: jogos de tabuleiro para brincar com as crianças durante as férias

Desenvolvidos pelo Instituto Mamirauá, estão à disposição jogo da memória, quebra-cabeça, jogo de erros e acertos, entre outros

Por meio de jogos de tabuleiro, é possível que os pais ensinem a seus filhos o raciocínio lógico, a expressão corporal, a capacidade de socialização e integração, além do bom relacionamento interpessoal, tudo isso enquanto eles estão longe das escolas por conta do período de férias.

Os jogos desenvolvidos pela Equipe de Educação Ambiental do Instituto Mamirauá foram criados para serem utilizados como ferramentas de auxílio às diversas atividades de campo e ainda em eventos de grande público. São didáticos e disponíveis no site do instituto.

Jogos didáticos são ferramentas que buscam desenvolver habilidades de forma interativa e dinâmica. Além disso, facilitam a construção e compreensão de conceitos relacionados aos temas trabalhados, possibilitando a capacidade de diálogo, argumentação e questionamentos de forma totalmente lúdica.

O método de criação dos jogos partiu da identificação de demandas junto aos programas de manejo e gestão de recursos naturais, no tocante aos temas principais: cuidado com o meio ambiente, uso sustentável da floresta, uso do solo, e conservação dos recursos naturais.

Os jogos podem ser aplicados na sala de casa, no quintal, no parque, enfim, aonde você escolher. E o mais bacana, junto todos os colegas para que a tarde seja bastante aproveitada e os laços sejam fortalecidos.