quinta-feira, 22/02/2018
A2img/Diogo Moreira
EJA - Educação de Jovens e Adultos

#DicaDaSemana: a partir de domingo (25), CCBB recebe obras de Basquiat

A mostra vai até o dia 7 de abril e as visitas podem ser agendadas com antecedência

Após iniciar uma volta ao mundo, a exposição Jean-Michel Basquiat – Obras da Coleção Mugradi chega ao Brasil. A partir do dia 25 de fevereiro, o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) recebe obras do artista norte-americano, que ficarão expostas até 7 de abril, quando segue para outros estados do país. Com entrada gratuita, o horário de visitação acontece das 9h às 21h.

Jean_Michel Basquiat viveu apenas 27 anos, massa a intensidade de sua vida o levou a ser, atualmente, um dos artistas mais caros da contemporaneidade. Sua obra personifica o caráter de Nova Iorque nos anos 1970 e 1980, e mistura empolgação com decadência, o que resulta em um paraíso de criatividade. A repetição de letras e de palavras reflete ritmos, sons e a vida na cidade.

As figuras poderosas que dominam a cena na obra do artista levam os críticos a classificá-lo como um Neoexpressionista, ao mesmo tempo em que está imerso na cultura pop. Suas pinturas subvertem hierarquias artísticas convencionais ao misturar imagens da cultura erudita e da popular.

Basquiat era um dos poucos afro-americanos num mundo artístico predominantemente branco. Sua obra rapidamente evoluiu de uma evocação das ruas a uma profunda narrativa sobre a própria experiência e as conquistas culturais dos negros.

Os interessados podem agendar a visita à exposição para não pegar filas, basta acessar esse site. No aplicativo do CCBB também é possível ter um audioguia diretamente no seu celular.

Exposição “Jean-Michel Basquiat – Obras da Coleção Mugradi”
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – São Paulo/SP